EnglishEspañolPortuguês

Tiranossauro em miniatura é descoberto na China

18 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Cientistas chineses revelaram nesta quinta-feira o esqueleto fossilizado de um dinossauro que é uma réplica exata do Tiranossauro rex, um dos maiores carnívoros da história do planeta. Exceto por um detalhe: o tamanho. Apesar do crânio maciço, da mandíbula poderosa, dos pequenos braços e dos membros posteriores musculosos, que permitiam que ele corresse rapidamente, como o “lagarto tirano rei”, o animal recém-descoberto tinha aproximadamente 3 metros de altura e 60 quilos. Quase 100 vezes menos que o seu descendente, que media cerca de 15 metros de comprimento e pesava até quatro toneladas.

“É impressionante. Não conheço nenhum outro exemplo de um animal que tenha sido tão perfeitamente criado em uma versão cerca de 100 vezes menor do que, mais tarde, se tornaria”, disse Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago e autor do estudo publicado on-line na revista Science.

O animal, batizado de Raptorex, vivia em uma região de lagos perto da Mongólia e se alimentava de pequenos dinossauros, pássaros e tartarugas, há cerca de 125 milhões de anos.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo