EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta na Praia Grande (SP)

18 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma tartaruga-cabeçuda com aproximadamente 15 anos e 1 metro de comprimento foi encontrada morta no Bairro Solemar, na Praia Grande, litoral de São Paulo.

De acordo com o encarregado da Guarda Costeira, Delfo Almeida Monsalvo, que atendeu ao chamado, o animal apresentava indícios de ter sido vítima da pesca. “A tartaruga estava com marca de rede na nadadeira, que também estava mutilada. Muitas embarcações desrespeitam a lei e na calada da noite matam esses animais. A população pode colaborar com o nosso trabalho ligando para o telefone 199 denunciando casos como este”.

A tartaruga foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Selvagens Refúgio Mata Atlântica Lello – Unimonte (Cetas), onde será feita análise da causa da morte e deverá ser utilizada para estudos.

Crime

Apesar de agir rigorosamente na fiscalização, os agentes pedem ajuda da população para denunciar embarcações suspeitas de promoverem esse tipo de infração.

A lei federal 9.605/98 de Crimes Ambientais, artigo 35, é clara: é proibida a pesca de espécies que devam ser preservadas ou com tamanhos inferiores aos permitidos. Quem infringir esta lei poderá sofrer detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

“Realizamos um trabalho de patrulhamento constante na costa de Praia Grande. A patrulha é constante durante o dia, só que, por não haver fiscalização à noite, as embarcações infringem a lei e promovem a mortandade enorme de peixes e animais marinhos”, lamenta Monsalvo.

*Com informações de A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo