EnglishEspañolPortuguês

Lobos cinzas voltam à lista de animais ameaçados de extinção nos EUA

18 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini  (da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os lobos cinzas do estado americano de Minnesota estão novamente sob forte ameaça de extinção. A U.S. Fish and Wild Life Service decretou que estava retornando os quatro mil lobos cinzas para a lista federal de espécies ameaçadas.

O status legal dos lobos oscilou durante anos e o decreto assinado selou um acordo com grupos ambientalistas feito alguns meses atrás, quando o departamento governamental prometeu reinserir os lobos na lista. A designação quer dizer que agora é ilegal que donos de terra matem lobos que eles pegarem no ato de predar gado, animais domésticos e de ‘guarda’.

No dia 4 de maio, oficiais federais haviam removido os lobos cinzas da região dos Grandes Lagos da lista de animais ameaçados de extinção porque eles consideraram que os quatro mil animais espalhados entre Minnesota, Wisconsin e Michigan não precisavam de ajuda federal.

Uma coalizão de grupos ambientalistas e de direitos animais entrou com um processo desafiando a decisão. Eles disseram que o governo quebrou a lei porque não havia feito um anúncio público e nem havia convidado comentário público. O departamento de Fish and Wildlife Services admitiu o erro, mas afirmou esperar que os animais sejam removidos da lista no futuro.

Em 1974 os lobos cinzas foram listados como ameaçados quando eles praticamente desapareceram dos 48 estados do sul durante o século XX por causa de caça e envenenamento patrocinado pelo governo. A população de lobos em Minnesota é a maior na região conhecida como Upper Midwest.

Fonte: Star Tribune

Você viu?

Ir para o topo