EnglishEspañolPortuguês

Ubatuba sedia IV Festival de Observação de Aves em outubro

17 de setembro de 2009
7 min. de leitura
A-
A+

De 3 de outubro a 3 de novembro Ubatuba sediará o IV Festival de Observação de Aves, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, com parceria e apoio da iniciativa privada. Durante o festival haverá cursos de observação de aves, palestras, safáris fotográficos, exposições e o Wiki-Aves, o primeiro encontro de fotógrafos de aves em Ubatuba.

Na programação também está a “captura” da imagem da Calyptura, uma pesquisa avançada em busca da ave de Ubatuba que está entre as 50 mais raras do mundo. Os grupos serão formados por 15 pessoas e os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente. A “captura” da imagem ocorrerá nos dias 12, 25 e 31, no Sertão do Ubatumirim, das 7 às 12 horas.

Foto: Ubatuba em Revista
Foto: Ubatuba em Revista

“Nossa expectativa é de recebermos muitas pessoas nesta edição do festival de Observação. No evento do ano passado tivemos mais de mil participantes. O Wiki-Aves também trará muitos observadores para Ubatuba, já que será o primeiro encontro nacional. Já temos a participação confirmada do biólogo Rolf Grantsau, uma das maiores autoridades no assunto”, comenta o organizador do evento, Carlos Rizzo. Ainda de acordo com Rizzo, Ubatuba já é privilegiada com suas características naturais e a diversidade da avifauna. “Temos em funcionamento aqui em Ubatuba um comitê certificador de registro das espécies, onde já catalogamos 514 espécies, sendo 42 endêmicas, aquelas só encontradas aqui, como o beija-flor cinza e o beija-flor rajado. Ainda temos sete espécies que estão sendo analisadas por este comitê”, explicou Carlos Rizzo.

Programação
03/out – sábado
8 horas – lançamento “live bird cam” – observação on-line das aves do Itamambuca Eco Resort
10 horas – inauguração do Ubatuba Birdwatchig Centre http://ubatubabwc.wordpress.com. Local: Rancho do Pica-pau (Casanga)
16 horas – Abertura da exposição de trabalhos dos fotógrafos, artistas e artesãos da cidade. Local: Ubatuba Palace Hotel.

04/out – domingo
14 horas – exposição de desenhos “meus primeiros pássaros”
– Apresentação teatral das crianças do Namaskar
– Apresentação de dança do ventre
Local: Ubatuba Palace Hotel
19 horas – abertura exposição “fotos no Itamambuca Eco Resort”, no Anchieta Café

05/out – segunda-feira
19 horas – Noite de autógrafos do lançamento do livro O encanto das aves, na Livraria Cultura (Shopping Villa-Lobos, em São Paulo)

07/out – terça-feira
10 horas – início da exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itau BBA. Local: calçadão da Maria Alves
10 horas – Exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” da SOS Mata Atlântica

08/out – quinta-feira
11 horas – exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itau BBA.
Local: Shopping Porto Itaguá
19 horas – Noite de autógrafos do lançamento do livro O encanto das aves, no Anchieta Café.

10/out – sábado – Curso de fotografia – J. Quental

11/out – domingo – Curso de fotografia – J. Quental – Roteiro das aves de Ubatuba – conhecendo as melhores trilhas da cidade

12/out – segunda-feira – safári fotográfico “A captura da Calyptura”

22 a 24/out – ciclo de palestras

24/out – sábado – curso filmagem de aves – Luciano Breves
– curso de observação e identificação de aves CEO/USP
– saída “a captura da Calyptura”

25/out – domingo – curso de observação e identificação de aves CEO/USP
(prática). Saída on-line com Luciano Breves

27/out – terça-feira – exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itau
BBA, no Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig

28/out – quarta-feira -Desfile da cidade – carro alegórico escola Madre Glória

30/out  a 02/nov – I Encontro nacional dos fotógrafos de aves – Wiki-Aves

31/out – sábado – safari fotográfico “A captura da Calyptura”

01/nov – domingo – atividades Wiki-Aves

02/nov -segunda-feira -encerramento

Os interessados em participar dos eventos em locais fechados, dos cursos e saídas precisam fazer inscrição antecipada na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3833 4636.

Festival Infantil
Cinco escolas do município também participarão do Festival, onde os desenhos, pinturas e colagens desenvolvidos pelos alunos serão expostos no Ubatuba Palace Hotel. Os alunos fazem parte do projeto “Abrindo janelas para o mundo”, onde os professores são os multiplicadores do trabalho utilizando o desenho para sensibilizar seus alunos na preservação do ambiente valorizando as aves de Ubatuba. Este projeto visa auxiliar os professores oferecendo ferramentas para a ampliação de seus trabalhos. Cerca de 100 desenhos já foram entregues na Secretaria de Meio Ambiente para a exposição que será aberta ao público no dia 4 de outubro.

Wiki-Aves
Ubatuba sediará nos dias 30 e 31 de outubro e 1 e 2 de novembro o I Encontro Nacional de Observadores de Aves e Fotógrafos de Aves cadastrados no site Wiki-Aves. O Wiki-Aves é um site que reúne a maior comunidade online de observadores de aves do Brasil, que de forma colaborativa constrói um rico banco de dados com fotos, sons e informações sobre as espécies de aves nacionais. Com menos de um ano no ar, está classificado entre os sete sites mais visitados da categoria do mundo, de acordo com ranking FatBirder Top 1000, onde se encontra em acentuada ascensão perante sites tradicionais e de grande interesse ornitológico.
Atualmente o Wiki-Aves conta com 1.500 fotógrafos cadastrados, quase 1.400 espécies de aves registradas e mais de 50 mil mídias entre fotografias e gravações em seus arquivos. Estes números tornaram o Wiki-Aves o maior banco de dados online sobre as aves do Brasil.
O I Encontro pretende possibilitar aos amigos virtuais o congraçamento pessoal, a troca de experiências e, principalmente, oferecer a oportunidade inigualável de fotografar as aves e os encantos de Ubatuba que apresenta mais de 80% de seu território coberto por Mata Atlântica preservada.

Cursos e exposições
O curso de observação de aves será ministrado por Luiz Fernando Figueiredo (CEO/USP), no dia 24 de outubro, e as aulas teóricas ocorrerão no Ubatuba Palace, das 15 às 18 horas. No domingo, 25, os alunos irão a campo para as aulas práticas, que acontecerão das 8 às 12 horas, no Sertão do Ranário, em Itamambuca. Fotografia de aves será o curso ministrado por J. Quental nos dias 10 e 11 de outubro, no Eco Resort Itamambuca. Nos dias 22 e 23 de outubro, Luciano Breves ministrará o curso Vídeo de aves/Câmeras on line, também no Eco Resort Itamambuca.
A Exposição Aves e Arte de Ubatuba poderá ser vista de 3 a 31 de outubro no Ubatuba Palace Hotel. De 4 de outubro a 2 de novembro vale a pena conferir a Exposição Aves do Itamambuca Eco-Resort (coletânea de fotos). A exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”, da ONG SOS Mata Atlântica, estará em Ubatuba de 7 a 11 de outubro, na avenida Iperoig.

Ciclo de palestras
O ciclo de palestras terá como finalidade divulgar diversos trabalhos desenvolvidos sobre o turismo de Observação e a Educação Ambiental com o tema aves em nossa região, no Brasil e no mundo. As palestras ocorrerão no Anchieta Café e as inscrições devem ser feitas antecipadamente na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (12) 3833-4636.
Dia 22 outubro – 19 horas
Aves – conservação e educação ambiental
João Carlos Milanelli – Aves como sinalizadoras dos impactos
ambientais
Paula Baldassin – Aves marinhas – recuperação e reintrodução
Thiago C. Leite – Renctas – tráfico de animais
Andrea M. Giannini Santana- Aves na educação

Dia 23 de outubro – 19 horas
Aves – pesquisa e turismo
Rolf Grantsau – Pesquisa de Campo
Rick Simpson – Turista estrangeiro em Ubatuba
Luiz Fernando Figueiredo – Georreferenciamento
Dimitri Matoszko – O receptivo em Ubatuba
Jeremy Minns – A importância dos sons das aves

Dia 24 de outubro – 16 horas
Observação de aves na região
Beatriz Lopes – São Sebastião
Marcelo Dutra – Ilhabela
Sylvia Jungnhanel – Paraty
Carlos Rizzo – Ubatuba
Patrícia Maciel – Agenda 21
Geny Paioletti – Turismo Rural

Dia 24 de outubro – 18 horas
A atividade de observação de aves nas Unidades de Conservação da região
Edson Lobato (Fredê) PESM núcleo São Sebastião
Carolina Bio Poletto PE da Ilhabela
Viviane Buchianeri PE da Ilha Anchieta
PESM núcleo Picinguaba – a confirmar
Silvia Silva Peixoto – ICMbio Estação Tamoios

Dia 24 de outubro – sábado – 20 horas
Aves divulgação e resultados
Guto Carvalho – Avistar Brasil
Ciro Porto – EPTV e Revista Terra da Gente
Ricardo Martins – Editora Congo
Luciano Breves – Cameras on-line

Fonte: Ubatuba em Revista

Você viu?

Ir para o topo