EnglishEspañolPortuguês

Captura de tubarões ameaça a espécie

17 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Portugal é considerado um dos 10 países da Europa que mais captura tubarões, e há espécies, como o cação, que estão em risco de extinção nos próximos anos. “No Atlântico Norte e Mediterrâneo, o cação é uma espécie criticamente ameaçada, ou seja, em poucos anos, se nada for feito, poderemos deixar de ter cação nas nossas costas”, afirma João Neves, recordando que a “tintureira”, também conhecida por tubarão-azul (Prionace glauca), está igualmente ameaçada de extinção.

Apesar de a captura de peixes estar decaindo em Portugal há mais de cinco décadas, a pesca do tubarão aumentou nos últimos anos e, segundo dados da Direção Geral das Pescas, há registro de cerca de 15 mil toneladas de capturas em apenas um ano.

“Espanha captura 40% a 45% do total de tubarões pescados por ano na Europa, e Portugal está nos 10 primeiros países”, explicou o biólogo João Neves, adiantando que muitas das capturas de espécies em águas portuguesas acontecem devido à “pesca não dirigida”, nomeadamente do atum ou do espadarte.

Estima-se que, em todo o mundo, apenas cinco pessoas por ano sejam mordidas por tubarões. “Apesar da fama dos ataques de tubarão, a probabilidade de uma pessoa ser atacada e morta por um tubarão é mínima”, principalmente ser for na costa portuguesa, realça Rui Coelho.

*Com informações de Público PT

Você viu?

Ir para o topo