EnglishEspañolPortuguês

Câmara Municipal de Teresina (PI) rejeita projeto de lei que proíbe animais em circos

17 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A sessão da Câmara Municipal de Teresina (PI) desta quarta-feira (16) foi uma das mais polêmicas no ano. Tudo por conta da votação do projeto de lei da vereadora Teresa Britto (PV) que proibia a entrada de circos com animais na capital devido aos maus-tratos causados aos bichos.

No plenário, o vereador Chico Wilson (PSDB) acusou alguns vereadores, sem citar nomes, de articularem uma votação contrária à matéria por ser de autoria de Teres Britto e por ela estar aparecendo demais na mídia.

Além disso, os ambientalistas e membros da Associação de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) presentes à sessão se manifestavam aplaudindo os favoráveis à proposta e vaiando os parlamentares contrários.

Por nove votos a oito, foi aprovado o parecer do vereador Joninha, relator da Comissão de Meio Ambiente da Casa, que pedia que o projeto não entrasse em votação. Em sua justificativa, Joninha afirmou que os animais contribuem para manutenção da arte milenar do circo e levam alegria às pessoas.

A vereadora Teresa Britto ficou revoltada com os argumentos do relator e disse que seria necessária uma consulta a um técnico da área ambiental, para encontrar motivos reais e justos que mostrassem que os animais não são maltratados em circos.

Teresa Britto garantiu que no próximo ano vai reapresentar o projeto para uma nova avaliação da Casa. A presidente da Apipa, Roseli Klein, relatou as diversas formas de maus-tratos proporcionados aos bichos que são utilizados para “levar alegria” às pessoas nos espetáculos circenses.

“A Apipa lamenta profundamente o que fizeram os vereadores de Teresina. A alimentação dos bichos é inadequada e insuficiente. O transporte e a manutenção em pequenas jaulas estressam e os prejudicam. Vários deles são torturados psicologicamente para realizar os números. Temos vídeos deles queimados, sofrendo com os dentes caninos arrancados e levados a tratamentos banais”, citou a ambientalista.

Fonte: TV Canal 13

Você viu?

Ir para o topo