EnglishEspañolPortuguês

70 golfinhos são libertados e salvos da morte após apelo de grupo defensor

16 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Uma cidade pesqueira japonesa que realiza uma caça anual para matar e vender golfinhos para a indústria da carne libertou 70 animais após apelo internacional, de acordo com um grupo conservacionista.

golfinhos
O ativista O'Berry e seu filho Lincoln em Taiji. Foto: Associated Press

O apelo contra a matança dos golfinhos tem crescido desde o lançamento do documentário The Cove, que mostra os animais sendo atraídos e mortos cruelmente por pescadores com lanças.

A Save Japan Dolphins Coalition, liderada por Ric O’Barry, um ex-treinador de golfinhos da série de TV dos anos 60 Flipper, disse na terça-feira que representantes do grupo testemunharam e filmaram os 70 golfinhos sendo soltos no domingo.

A associação de pesca de Taiji não quis comentar o caso. A caça mata aproximadamente 2 mil golfinhos todos os anos, e os moradores locais alegam que o holocausto é parte de sua cultura e uma forma de conseguir alimento.

Não há confimações sobre a continuidade da soltura de golfinhos na cidade. “O mundo está de olho”, alertou O’Barry, que visitou o Taiji no começo do mês. “Pôr fim ao assassinato de golfinhos seria uma grande vitória para o povo japonês”.

Há ainda indícios de que a carne dos animais esteja contaminada por níveis perigosos de mercúrio. O governo japonês lançou um alerta para que mulheres grávidas não consumam golfinhos, mas ao mesmo tempo afirma que em quantidades pequenas é seguro.

The Cove ganhou mais de doze prêmios, incluindo o prêmio de audiência do Sundance Film Festival. O documentário ainda será lançado no Japão.

Com informações de Los Angeles Times

 

Você viu?

Ir para o topo