EnglishEspañolPortuguês

Lidando com um filho vegetariano e uma família onívora

15 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Tradução por Renan Vicente de Andrade    (da Redação)

Como você reage quando seu filho adolescente anuncia que vai ser vegetariano? Mesmo que isso acabe sendo uma fase passageira ou uma decisão para a vida toda, olhe para a oportunidade que existe nessa opção.

A escolha cria um maravilhoso ponto de partida para ele obter um melhor entendimento sobre alimentação e nutrientes, já que seu crescimento será prejudicado caso não diversifique o cardápio.

Ser vegetariano vai muito além de simplesmente deixar de comer carne.  Vegetarianos escolhem obter suas proteínas de fontes vegetais.

Frequentemente, ovos, leite, iogurte e queijo são escolhidos para manter a ingestão de proteínas, pois são alimentos familiares. Mas, enquanto é fácil conseguir cálcio e proteínas desses produtos, ao mesmo tempo, existe um problema para os vegetarianos que consomem muito esses produtos: eles possuem alto nível de gordura saturada. E, para os que se acomodaram com esses alimentos, outro problema: conseguir zinco e ferro. Isto significa que um vegetariano precisa comer grãos, sementes e legumes, pilares da alimentação vegana.

Um vegano é um vegetariano que come somente alimentos de origem vegetal. Esta vertente requer dotes culinários, além de significar que a pessoa terá de comprar, preparar e ter o prazer de saborear pratos feitos de uma extensa lista de variados ingredientes, estes, provenientes de plantas. Pão de feijão, grão-de-bico ao curry, torta de lentilhas e rissole de tofu são alguns exemplos.

Esse tipo de prato é, muito provavelmente, novo para o adolescente e sua família. Como proceder para que esses alimentos estejam presentes na rotina da família, de modo que jantares e almoços continuem sendo momentos de reunião ?

Essa aproximação incentiva toda a família a se alimentar mais de alimentos de origem vegetal. Os benefícios incluem redução de custos, uma alimentação mais saudável (grande consumo de substâncias [presentes nas plantas] que são essenciais para se ter uma boa saúde) e um maior conhecimento e apreciação de sabores.

Uma reação madura à escolha do adolescente [em se tornar vegetariano] pode ser o trampolim para aumentar a compreensão de todos da casa sobre a importância de uma dieta saudável, saborosa e, ao mesmo tempo, consciente.

* Com informações de Stuff

Você viu?

Ir para o topo