EnglishEspañolPortuguês

Jane Goodall lança livro e vê "esperança para os animais"

14 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Vicente de Andrade    (da Redação)

Jane Goodall: "certamente temos descobertas a fazer". Foto por Franmarie Gregg/Jane
Jane Goodall: "Certamente temos descobertas a fazer". Foto por Franmarie Gregg/Jane

Às vezes parece não haver esperança para o planeta. Milhares de espécies são extintas todos os anos e as mudanças climáticas estão cada vez mais perceptíveis.

Em seu último livro, Esperança para os Animais e Seu Mundo: Como Espécies em Extinção Estão Sendo Salvas, Jane Goodall afirma: “Há, com certeza, animais e plantas vivendo em lugares remotos, além do nosso conhecimento atual. Certamente temos descobertas a fazer”.

Ela também diz que existem espécies sendo salvas da extinção em decorrência do trabalho de muitos ambientalistas sérios e dedicados, e que o fator mais importante para se salvar uma espécie é, sem dúvida, a conexão emocional que se desenvolve entre os cientistas e os animais – como o grande carinho que ela própria tem pelos chimpanzés que estudou na Tanzânia.

“Conversei com pessoas que talvez provenham de um disciplina em que se considera não científico ter qualquer tipo de empatia com o animal que se está estudando”, diz Goodall. “Espera-se que você seja frio e científico. Mas  nós temos uma conexão pessoal com essas criaturas, nós fazemos esse trabalho porque as amamos e porque não poderíamos simplesmente olhá-las enquanto  são extintas”.

A conexão emocional é especialmente importante se o animal em risco de extinção não é imediatamente atraente. Ela escreve que é fácil ver pessoas animadas para salvar pandas bonitinhos e leopardos-das-neves, mas e os insetos ?

“Conhecemos casos em que um pequeno inseto ou uma planta haviam sido extintos e não parecia que isso viria a ser um problema. Mas eis que se descobre que ele ou ela serviam de alimento principal para uma outra criatura”, diz Goodall. “Então, gradativamente, há reação em cadeia, e você pode ter o colapso de um ecossistema inteiro por causa de uma pequena ‘peça’ que foi retirada, cuja importância, até então, nós não conhecíamos”.

Em seu novo livro, Goodall atenta ao fato de que nossas ações podem mudar milhares de vidas de animais que estão fadados à extinção e é necessário que isso seja levado a sério.

* Com informações de NPR

Você viu?

Ir para o topo