EnglishEspañolPortuguês

Ninhada de cadela abandonada aguarda família que a adote

13 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

A cachorrinha que foi abandonada com seu irmão em uma casa de veraneio no Bairro Perequê-Açu, em Ubatuba (SP),  e resgatada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura no mês de agosto deu à luz seis filhotes. Agora, a família toda – pai, mãe e filhotes – aguarda por adoção. Assim como eles, cerca de 64 cães e 9 gatos abandonados esperam que alguém se sensibilize e opte por adotá-los, em vez de comprar um animal de estimação.

O Centro de Controle do Zoonoses vem desenvolvendo diversas ações, tanto para incentivar a adoção, quanto para estimular a guarda responsável e controlar a população de animais no município. Por meio de parcerias com casas de rações, associações de defesa dos animais, realização de feirinhas de adoção, publicação de fotos e perfil dos animais no site da Prefeitura, muitos animais encontram um novo lar.

A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Claudia Ferraz, explica que a luta maior é fazer com que a população tenha uma atitude responsável em relação aos  animais que tutela. “Ao adotar um bichinho de estimação, é preciso ter consciência de que ele necessitará de cuidados e viverá uma média de 15 anos ou mais. Muitas pessoas não pensam nisso e, quando surgem os problemas, acabam por abandonar seus cães e gatos nas ruas ou casas. Isso é uma atitude desumana, porque os animais passam frio, fome, sede, contraem doenças e acabam por causar transtornos à própria sociedade”.

 Aos interessados

Os interessados em adotar algum filhote desta ninhada, ou seus pais, ou até mesmo outro animal do CCZ, podem consultar o site da Prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br) para visualizar fotos e perfis dos animais, ou ligar para 3833-4563. Também é possível ir ao CCZ pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. O CCZ fica na Rua Pedro Lucindo da Silva, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, na Rodovia Oswaldo Cruz.

A fiscal de Saúde Pública Mônica Domaradzki conta que os filhotes nasceram saudáveis, apesar dos maus-tratos e do abandono que sofreram dos antigos tutores. “Estão todos bem. Quem quiser, pode visitá-los, mas só poderá levá-los para a casa a partir do dia 30 setembro, quando desmamarem. Quem ficar com eles tem a garantia de castração gratuita, quando completarem seis meses. Os pais também são dóceis e carinhosos, apesar dos traumas que sofreram. Quem quiser adotá-los deverá ter um pouco de paciência e muito amor. Com certeza, eles irão retribuir esse cuidado”.

Relembrando o caso

No dia 13 de agosto, o CCZ atendeu uma denúncia de abandono de cães no bairro Perequê-Açu. Eram dois cães, que foram deixados em uma casa de veraneio pelos tutores que, segundo informações dos vizinhos, residem no Rio de Janeiro. Os animais resistiram à apreensão e precisaram ser sedados. Eles foram encaminhados para o canil do CCZ. A ação contou com o apoio da Polícia Ambiental, que registrou boletim de ocorrência (B.O.), por maus-tratos. O tutor foi autuado e responderá inquérito na justiça.

Denúncias como essa são cada vez mais comuns no CCZ de Ubatuba e preocupam as autoridades. Os maus-tratos e abandono correspondem a 60% das denúncias que o CCZ recebe. Em 2008, foram cerca de 250. Neste ano, até o momento, foram 90.

Mônica Domaradzki afirma que abandono e maus-tratos de animais são passíveis de punição, com pena de um a dois anos. “Além disso, a multa do CCZ pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Quem alega não ter dinheiro é punido da mesma forma, com prestação de serviços à comunidade”, explica.

Fonte: Click Litoral

Você viu?

Ir para o topo