EnglishEspañolPortuguês

Cidade mineira avança no controle da superpopulação de cães

13 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Patrícia Dutra
[email protected]

Cidade de 38 mil habitantes que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Caeté já tem mais de 100 cães castrados. Um grande avanço, considerando-se que quem tomou a iniciativa de promover as castrações foi a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN), criada há pouco mais de um ano e composta por 13 voluntários, comprometidos com a proteção animal e determinados a fazer algo para conter o número de cães doentes e abandonados que vagam pela cidade.

A SGPAN não recebe nenhum tipo de ajuda de órgãos públicos. Tem apoiadores, moradores da cidade, que doam pequenos valores mensais e este dinheiro é aplicado para custear as castrações de cães cujos tutores não têm recursos, e também para cobrir despesas das cirurgias de cães de rua.

Se os recursos são pequenos e a infraestrutura é mínima, a determinação e o amor pelos animais é enorme e move este pequeno grupo de pessoas a fazer o possível para defender e proteger os animais. Dos animais 34 animais castrados dia 05/09, seis eram cadelas de rua levadas para castração pelos voluntários da ONG.

As três campanhas de castração realizadas pela SGPAN (março, maio e setembro) resultaram em 112 cães e gatos castrados, a maioria cadelas. As campanhas só foram possíveis porque a SGPAN fez uma parceria com a Associação Sabarense de Proteção dos Animais e da Natureza (ASPAN), da vizinha Sabará, a 25 km de Caeté. A ASPAN já existe há oito anos e tem veterinário e infraestrutura para as castrações.

Três cadelas de rua recolhidas pela SGPAN e castradas no último sábado  Foto: Divulgação
Três cadelas de rua recolhidas pela SGPAN e castradas no último sábado Foto: Divulgação

Paralelamente às castrações, a SGPAN promoveu, pela segunda vez, doações de filhotes de ninhadas recolhidas na rua e cinco filhotes foram adotados. 
Tutor da cadela Baleia, Paulino de Oliveira, fez contato com a SGPAN para agendar a cirurgia. “Adotamos a Baleia e não queremos mais cachorros. É uma questão de conscientização, temos que ter responsabilidade com os animais”, declarou. 

Aos sábados a SGPAN promove campanhas de adoção numa feirinha de produtos agrícolas da cidade. São levados filhotes de ninhadas recolhidas nas ruas da cidade. O site da ONG (www.sgpan.org.br) também apresenta fotos dos cães disponíveis para adoção.

A SGPAN espera ter apoio de empresas e do poder público para aumentar o número de cães castrados na cidade porque entende que esta é a solução para o problema da superpopulação de cães nas cidades.

Você viu?

Ir para o topo