EnglishEspañolPortuguês

177 pássaros silvestres são resgatados em operação no Rio

13 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Policiais civis e do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) apreenderam, neste domingo (13), 177 pássaros silvestres durante operações em três regiões do Rio de Janeiro. Segundo os agentes, no total, 22 pessoas foram detidas suspeitas de tráfico de animais.

Uma das operações aconteceu pela manhã em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os policiais recolheram 98 aves de espécies diferentes que eram comercializadas ilegalmente numa feira livre no Centro da cidade. De acordo com a polícia, oito pessoas foram detidas.

A polícia chegou ao local após receber uma denúncia anônima. Os detidos e os pássaros foram levados para a 62ª DP (Imbariê), que é central de flagrantes da área. Os suspeitos foram ouvidos e liberados, depois de assinar um termo em que se comprometem a comparecer em juízo.

Apreensão em São Gonçalo

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, 27 pássaros silvestres foram apreendidos numa feira livre na região de Alcântara. Segundo o batalhão, quatro pessoas foram detidas. As aves e os suspeitos foram levados para a 74ª DP (Alcântara), onde o caso foi registrado.

Os quatro suspeitos foram autuados e liberados em seguida. De acordo com a polícia, eles também assinaram um termo de compromisso. Entre as espécies apreendidas estavam curiós, coleiros e azulões.

Segundo a polícia, a pena para o comércio ilegal de aves varia de 6 meses a 1 ano de prisão. As aves apreendidas seriam levadas para centro de triagem de animais silvestres do Ibama, em Seropédica, na Baixada Fluminense.

Dez detidos em Vargem Grande

A terceira operação aconteceu na manhã deste domingo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) detiveram dez pessoas e recolheram 50 aves durante um campeonato ilegal de canto de pássaros. Segundo a polícia, os suspeitos apostavam dinheiro na disputa.

Os pássaros e os detidos foram levados para a sede da DPMA, onde o caso foi registrado.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo