EnglishEspañolPortuguês

Ibama e PRF apreende 86 aves silvestres em ônibus com destino a SP

11 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Rodoviária Federal flagraram o transporte de 86 pássaros da fauna silvestre num ônibus que ia de Brasília para São Paulo pela rodovia BR 020, na região de Cristalina (GO), durante uma operação. Entre as espécies apreendidas estavam pássaro-preto, trinca-ferro, tiê cinza, chopim do brejo e tico-tico da mata. A viagem estava apenas começando, mas 18 dos animais já estavam mortos.O transporte era feito por um casal, acompanhado de uma criança. O casal afirmou ter adquirido os animais na feira do rolo, em Ceilândia, e que iriam vendê-los em uma feira em São Paulo. As aves estavam acondicionadas em caixas de madeiras com divisões onde não tinham espaço para se mover. Parte dos animais estava no bagageiro do ônibus, e outros eram transportados no interior do veículo como bagagem de mão.

O responsável foi multado em R$ 344 mil pelo transporte dos animais da fauna silvestre e por maus tratos. Na avaliação do coordenador de operações do Ibama, Roberto Cabral, infelizmente a lei ainda é branda, pois não diferencia que mantém animais de quem trafica. “Tornar a lei mais severa para os traficantes é um passo necessário e decisivo se o Brasil quiser combater o tráfico de animais silvestres”, diz.

Segundo Cabral, “em menos de duas horas de viagem, 20% dos pássaros já estavam mortos, isso dá uma noção de quantos morreriam até chegar ao destino”. A estimativa é que nove de cada dez animais retirados da natureza pelos traficantes morram antes do fim da viagem, devido aos maus tratos e condições inadequadas de transporte.

Os animais vítimas do tráfico, além de serem retirados do seu habitat natural de forma criminosa, são mantidos em condições degradantes e muitas vezes são mutilados, têm os olhos furados e são submetidos à violência para aparentar que são mansos e dóceis.

Os pássaros apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Brasília, onde estão passando por avaliação veterinária e cuidados para sua reabilitação, visando uma possível reintrodução na natureza.

Com informações de Globo Rural

Você viu?

Ir para o topo