EnglishEspañolPortuguês

Queimada em Manaus provoca morte de jacaré

11 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma fêmea de jacaré da espécie tinga (Caiman Crocodillus), de aproximadamente 1,3m, foi encontrada morta após um foco de incêndio em um terreno localizado no conjunto Morada do Sol, Aleixo, em Manaus. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deslocou uma equipe de fiscalização até o local, depois de receber denúncia. Ao chegar na área, operários de uma empresa de construção civil que trabalhavam em uma obra próxima ao local haviam localizado o jacaré.

Os trabalhadores encontraram o animal morto após o Corpo de Bombeiro ter controlado o incêndio. Segundo eles, no local onde o animal foi encontrado havia cascas de ovos, que possivelmente estavam sendo protegidos pelo réptil, eles acreditam que o jacaré morreu tentando proteger o ninho, sendo queimado vivo.

– O animal morto é um símbolo da inconseqüência e falta de bom senso por parte das pessoas que insistem em queimar resíduos e vegetação em áreas particulares ou públicas para invadir ou simplesmente limpar o local, afirmou o secretário da Semmas, Marcelo Dutra.

O secretário disse ainda que o dono do terreno será autuado pela prática dos crimes de queimada e maus tratos a animais silvestres, previstas no Código Ambiental do Município (Lei 605) e na Lei Federal 9.605/98, artigo 54, que trata de crimes ambientais contra fauna silvestre. De acordo com o artigo, causar poluição de qualquer natureza, ao ponto de causar a morte de um animal da fauna silvestre, é crime grave.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo