EnglishEspañolPortuguês

Nova espécie de rato gigante é encontrada em floresta

10 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)

Uma nova espécie de rato foi descoberta dentro de uma floresta da Nova Guiné.

O rato, que não tem medo de humanos, tem 82 cm de largura, o que o coloca entre as maiores espécies conhecidas de ratos do mundo.

O animal, que ainda não foi formalmente descrito, foi encontrado por uma equipe de filmagem do programa Lost Land of the Volcano, da BBC.

Veja aqui um vídeo mostrando o rato encontrado

É um entre os vários animais exóticos encontrados pela equipe.

Como as outras espécies encontradas, o rato deve viver única e exclusivamente dentro da cratera de Mount Bosavi.

“Este é um dos maiores ratos do mundo. É, de fato, um rato, do mesmo tipo que você encontra nos esgotos das cidades”, disse o Dr. Kristofer Helgen, biólogo que acompanhou a equipe.

Inicialmente, o rato foi filmado por câmeras estrategicamente colocadas na cratera. Depois, veio a suspeita de que era uma espécie não catalogada pela ciência.

Para confirmar, a equipe armou uma armadilha para capturar um animal vivo. O rato que foi capturado media, do nariz à ponta da cauda, 82 cm e pesava 1,5 kg.

O animal tem um pelo longo e prateado que os cientistas – que examinaram o rato – acreditam ajudar o roedor a sobreviver às condições climáticas (frio e alta úmidade) da cratera do vulcão onde vive. O lugar onde o rato foi encontrado fica 1.000 metros acima do nível do mar.

O animal está sendo provisoriamente chamado de Bosavi woolly rat (rato-lã de Bosavi, em tradução aproximada), pois seu nome científico ainda não foi determinado.

* Com informações de BBC News

Você viu?

Ir para o topo