EnglishEspañolPortuguês

Maior seca dos últimos 12 anos no Quênia está matando os elefantes

10 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Uma seca está afetando o Quênia de forma tão severa que até os gigantes do reino animal estão padecendo – os famosos elefantes estão morrendo de sede enquanto os rios secam e os pastos desaparecem nas reservas.

elefante2
Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP/Getty Images

Os esqueletos de elefantes largados ao sol africano ilustram a gravidade da situação. A seca destruiu centenas de rebanhos e muitos acres de plantações, ameaçando a vida da população que depende da terra para comer. Não há mortes de animais humanos registradas, mas um programa do governo alertou que 3,8 milhões de quenianos correm risco e precisam de suprimentos com urgência.

O zoólogo Iain Douglas-Hamilton que fundou o grupo “Save the Elephants”, disse que a seca é a pior que ele já viu em 12 anos e representa uma séria ameaça aos animais.
“Isso pode estar relacionado com as mudanças climáticas, e os elefantes, especialmente os mais jovens e mais velhos, estão morrendo,” disse Douglas-Hamilton à AP Television News. “Quando eles não têm comida suficiente ficam vulneráveis às doenças, o sistema imunológico fica fraco e eles sofrem de vários problemas”.

elefante
Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP/Getty Images

Em dois meses, mais de 40 elefantes morreram. Inicialmente pensou-se que estariam com alguma doença, mas os exames revelaram que estão definhando com a seca. Os que mais sofrem são os jovens, porque não alcançam o topo das árvores onde ainda resta algum alimento.

Para piorar a situação, alguns pastores estão levando seus rebanhos para os territórios dos elefantes em busca de pasto fresco.

O primeiro ministro Raila Odinga fez um alerta sobre uma “catástrofe” se as chuvas da estação não vierem em Outubro e Novembro. A colheita de grãos do Quênia deverá diminuir 28%, os preços dos alimentos já subiram até 130 %.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo