EnglishEspañolPortuguês

Grande operação de resgate é realizada para salvar cão preso em caverna

10 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Scooby com Jack  Foto: Arquivo da família   Reprodução The Herald
Scooby com Jack Foto: Arquivo da família Reprodução The Herald

Uma grande operação de resgate, com acompanhamento da imprensa, foi realizada hoje na Austrália para salvar Scooby, um cachorro surdo que estava preso em uma caverna há cinco dias.  Ele foi localizado orque ouviram os latidos e o choro dele.

O pequeno cachorrinho da raça Cavalier King Charles Spaniel, de seis anos, se perdeu de seus tutores, quando fazia um passeio no Hunter Valley, ao norte de Sydney, e acabou caindo no buraco de uma caverna da montanha.

Melissa Newton, tutora, disse que a família ficou desesperada quando Scooby correu até uma colina sobre a sua propriedade em Sweetmans Creek, perto de Newcastle, e desapareceu em uma pequena caverna. “Nós pensamos que ele pudesse ter sido pego por uma cobra”, disse ela.

Scooby é localizado pela câmera das equipes de resgate. Foto: Reprodução The Herald
Scooby é localizado pela câmera das equipes de resgate. Foto: Reprodução The Herald

Os bombeiros e equipes de resgate RSPCA usaram câmeras para identificar a posição do cãozinho. Depois de localizado, eles colocaram um rastro de lanches para Scooby seguir para a saída do buraco da caverna. Mas ele não atendeu e as equipes de emergência, tiveram que recorrer ao uso de martelos pneumáticos em uma tentativa mal sucedida de alcançá-lo.

Ambas as entradas eram muito pequenas para resgate de acesso. Preocupações sobre a estabilidade das pedras impossibilitavam a ampliação das escavações. Pensou-se em chamar os especialistas em resgate de caverna caso as tentativas não dessem certo.

Um dos bombeiros entra na caverna para tentar resgatar Scooby.  Foto: Reprodução The Herald
Um dos bombeiros entra na caverna para tentar resgatar Scooby. Foto: Reprodução The Herald

O cão se manteve calmo durante todo o calvário, dormindo em uma borda pequena pedra no grande abertura que tinha encontrado.

Kylie Prowse líder da equipe da RSPCA disse que o fato Scooby ser surdo provavelmente o ajudou a ficar relaxado durante toda a operação de resgate. “A maioria dos cães seriam uivando”, disse ela.

Scooby recebe o abraço de toda a família.  Foto Reprodução The Herald
Scooby recebe o abraço de toda a família. Foto Reprodução The Herald

Depois de oito horas de trabalho, Scooby foi retirado sem ferimentos aparentes. Sua tutora aos prantos o abraçou depois de cinco dias de angústia.

*Com informações  The Herald

Você viu?

Ir para o topo