EnglishEspañolPortuguês

Especialistas alertam para destruição dos corais em Porto de Galinhas (PE)

9 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

 

Os turistas que vão à Praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, precisam ter mais cuidado para não destruir os corais que formam as piscinas naturais e que ficam em cima dos arrecifes. O alerta é dos biólogos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
 
Os arrecifes de Porto de Galinhas, onde ficam as famosas piscinas naturais, são invadidos por uma multidão nos fins de semana. A ação parece inofensiva, mas o simples fato de caminhar sobre os corais já provoca a degradação do meio ambiente.

imagem dos corais sendo estudados por biólogos
Foto: Reprodução/TV Globo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os corais não são plantas nem pedras. São animais que fazem parte da fauna marinha, seres vivos frágeis que levam dezenas de anos para se desenvolver.

A professora Fernanda Duarte Amaral, do departamento de biologia da UFRPE, faz o alerta: se nada for feito com urgência, não apenas os corais, mas todo o ecossistema presente nas áreas de piscinas naturais de porto de galinhas corre o risco de sofrer prejuízos irreversíveis.

“Quando as pessoas estão pisoteando, elas estão muitas vezes pisando na boca do animal coral que forma a colônia”, explica. “São organismos vivos importantes para o homem, inclusive para o oxigênio que a gente respira”.

O chefe de fiscalização do Ibama, Leslie Tavares, assistiu às imagens mostradas no NETV 2ª Edição da última segunda-feira (7). Ele disse que sem uma lei específica para proteger os arrecifes, nada pode ser feito para evitar o acesso descontrolado de pessoas ao local.

“O ideal era que houvesse uma regulamentação do uso turístico, o Ibama precisa dessa lei para atuar. Se isso não for feito, teremos uma perda nessa área de Porto que vai prejudicar o turismo e as atividades econômicas no local”, afirmou.

A Secretaria de Turismo de Ipojuca informou que está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, um programa de preservação dos corais nas praias do município.

Fonte: PE 360°

Você viu?

Ir para o topo