EnglishEspañolPortuguês

Dois jacarés da espécie papo-amarelo foram mortos nesta terça-feira, no ES

9 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um homem foi preso, na noite desta terça-feira (8), no Parque Botânico da Vale, em Vitória (ES), com dois jacarés. Ele estava acompanhado de um outro homem que conseguiu fugir da polícia. Os dois jacarés estavam mortos quando a polícia ambiental chegou ao local. Os animais são da espécie papo-amarelo.

Segundo a polícia, este tipo de crime ambiental acontece com frequência. Com o homem foram encontrados redes de pesca e um facão usado para matar animais. O caçador foi preso em flagrante e levado para o DPJ de Vitória. A fiança foi estipulada em R$ 100,00.

O jacaré-do-papo amarelo é classificado como de porte médio. As fêmeas são menores que os machos. Estes, em condições naturais, nunca excedem 2 m de comprimento total.  Os adultos geralmente tendem a uma coloração verde-oliva pálida.

(foto: Bernardo Coutinho)
(foto: Bernardo Coutinho)

Esta espécie apresenta ampla distribuição, habitando ambientes distintos, tais como lagoas marginais, várzeas, mangues e banhados. Sua distribuição compreende a região sudeste da América do Sul, incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ele é encontrado na região costeira desde o Rio Grande do Norte e Recife até a Lagoa dos Patos e Mirim, no Rio Grande do Sul. Está presente também nas bacias do São Francisco e Paraná até o Rio Paraguai, no extremo oeste de sua distribuição.

Reprodução

Depositam de 20 a 60 ovos. A construção dos ninhos ocorre durante a estação chuvosa e pode ser assistida pelo macho. Os ovos são depositados em duas camadas. O período de incubação é de aproximadamente 70 dias. As fêmeas têm sido observadas abrindo o ninho durante a eclosão e permanecendo com os filhotes na água, onde eles serão protegidos por um ou ambos os pais por período indeterminado.

Fonte: Gazeta on-line

Você viu?

Ir para o topo