Baleia é encontrada morta no Litoral Sul de Santa Catarina


A baleia apresentava coloração esbranquiçada devido o estágio avançado de decomposição  Foto: Divulgação/PBF-Brasil
A baleia apresentava coloração esbranquiçada devido o estágio avançado de decomposição Foto: Divulgação/PBF-Brasil

Uma baleia do tipo rorqual foi encontrada morta neste domingo no costão da Praia de Itapirubá, entre Imbituba e Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal, de cerca de 15 metros de comprimento, estava em adiantado estado de decomposição e sem a cabeça.

De acordo com a bióloga do projeto Baleia Franca, Audrey Amorim, a baleia, encontrada por moradores, foi trazida já morta pela maré. O Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA Sul), vinculado ao Ibama, é o órgão que vai providenciar a retirada da carcaça. Isso será feito por meio de uma embarcação que vai levar o animal até uma praia mais afastada onde ele possa ser enterrado.

Audrey comentou ainda que devido as condições do mamífero, não foi possível fazer o reconhecimento da espécie:

— Trata-se de uma baleia rorqual, que significa ser possuidora de um conjunto de pregas na pele do ventre. Entre as baleias rorquais estão a Baleia-de-Bryde, Minke, Azul, Jubarte, Fin e Sei, cetáceos pertencentes à família Balaenopteridae. A identificação exata da espécie ainda não foi possível devido à posição em que o animal se encontra.

Fonte: Jornal de Santa Catarina


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

TRAGÉDIA

RETROCESSO

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>