EnglishEspañolPortuguês

Homem transporta vacas em Kombi e é autuado por maus-tratos aos animais

6 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Ana Cardilho
em colaboração para a ANDA

A Guarda Civil de Rio Claro, a 174 quilômetros da capital paulista, flagrou, na madrugada deste sábado, na estrada vicinal que liga a cidade ao distrito de Ajapi, uma Kombi com duas vacas dentro. O veículo estava parado. Além do motorista, havia um adolescente de 16 anos no carro. A polícia registrou um boletim de ocorrência por maus-tratos contra os animais. As duas vacas foram levadas para o Centro de Zoonoses de Rio Claro. O motorista e o adolescente prestaram depoimento e foram liberados.

– Mas, comadre, eu não disse que isso não ia dar certo?

– É, comadre, bem que você avisou!

– Quando o seu Olegário veio, tirou a gente do pasto e eu vi aquele carrinho pequeno, que eles chamam de Kobi, Kombi, nem sei, eu já podia adivinhar: Não ia caber! Como colocar duas de nós, vacas leiteiras, bem-criadas, dentro daquela coisinha lá?

– Foi um “Deus nos acuda” pra entrar, não foi? Eu fiquei com as ancas doloridas. Não podia nem respirar direito!

– Seu Olegário é ruim das ideias mesmo. Se ele queria nos levar para outro pasto, tinha que ter transporte compatível com nosso tamanho e peso. Você viu o estado das rodas da tal Kombi? Estavam no chão, quase arriadas.

– Pelo que ouvi do guarda, enquanto ele passava as multas ao seu Olegário, foi isso que chamou a atenção da Polícia Rodoviária na estrada. Quando a Kombi passou, com os pneus quase estourando, eles vieram atrás.

– Pois é, mas não esperavam ver o que viram. Quando o policial olhou pra dentro e nós demos aquele mugido caprichado, em alto e bom som, coitado! Ele quase caiu para trás e foi perguntando: “Mas, o que é isso? Tem duas vacas aí dentro?”

– Eu cai na risada e, quanto mais eu ria, mais o guarda se assustava, comadre. Acho que ele nunca tinha visto uma vaca ao vivo.

– Muito menos duas vacas, ao vivo, e mugindo dentro de uma Kombi, né?

– Seu Olegário se deu mal. Kombi apreendida, foi para o xilindró e nós vamos ganhar uma casa nova. Ouvi dizer que seremos levadas, agora sim, em transporte correto, a uma fazenda de proteção a animais.

– Pois sendo assim, comadre, até que a viagem de Kombi foi boa, hein?

– É… dizem que há males que vêm de trem… Pra nós, o bom veio de Kombi mesmo…

– E a tar da Kombi, ó!… arriou pra nunca mais nenhuma vaca levar…

Mugidos, mugidos, mugidos (tradução do vaquelês para o português: “Risadas, risadas, risadas”).

Ana Cardilho é escritora e jornalista. Com um olho na realidade e outro na prosa imaginária conta com mais de 20 anos de experiência em rádio e TV, tendo feito reportagens, edição e fechamento de telejornais e programas, e é ficcionista.

Você viu?

Ir para o topo