EnglishEspañolPortuguês

Morcegos, responsáveis por 60% da recuperação das florestas, são alvo de festival

5 de setembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Manaus realiza neste feriado prolongado o ‘Festival dos Morcegos – Chiroptera Amazônia’, realizado pela Associação dos Amigos do Museu dos Morcegos, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. O objetivo é mudar a visão negativa que a população tem destes mamíferos e chamar atenção para a importância ecológica deles. Pouca gente sabe, mas os morcegos são responsáveis por 60% da recuperação das florestas.

– São animais imprescindíveis para a manutenção do ecossistema, regeneração das matas e para o equilíbrio da cadeia alimentar – explica o farmacêutico Marcos Santos, coordenador do Festival e presidente da Associação dos Amigos do Museu dos Morcegos.

Este ano, o símbolo do festival é o Glossophaga soricina, nome científico do chamado morcego beija-flor, grande responsável pela polinização nas florestas, que pesa apenas 10 gramas.

O evento é realizado há cinco anos e inclui diversas atividades educativas em Manaus. A idéia é mostrar as diversas espécies de morcego, sua importância ecológica, hábitos alimentares e curiosidades. Ao mesmo tempo, as comunidades aprendem como evitar a transmissão da raiva por meio dos morcegos.

Santos é conhecido como Marcos Haki’i Wato – ou Morcego Grande -, nome dado a ele pelos índios Sateré-Mawé, do rio Marau, em Maués.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também vai oferecer, de 7 a 14 de setembro, a disciplina optativa Biologia e Diversidade de Morcegos Neotropicais, dentro do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica, do Instituto de Ciências Biológicas.

Os morcegos são os únicos mamíferos voadores e representam um quarto dos mamíferos do mundo. São cerca de mil espécies, que possuem uma enorme variedade de formas e tamanhos, podem ter uma envergadura de cinco centímetros até dois metros. Os hábitos alimentares também são variados. Eles podem se alimentar de frutas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados e peixes. Dessa maneira forma, eles contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas, pois atuam como polinizadores, dispersores de sementes e controladores das populações de insetos.

Somente três espécies se alimentam de sangue, ou seja, são morcegos hematófagos, encontrados apenas na América Latina e no Sul do México.

Saiba a importância ecológica dos morcegos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus:
1- São grandes controladores das populações de insetos. Algumas espécies ingerem duzentos ou mais insetos em apenas alguns minutos de vôo;

2- São responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto, o morcego deixa cair as sementes em locais distantes do original, onde podem nascer novas árvores. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite;

3- Auxiliam na reprodução de mais de quinhentas espécies de plantas, visitando as flores como fazem, de dia, os beija-flores e as abelhas, transportando o pólen de flor em flor;

4- Há morcegos que se alimentam de pequenos animais que causam prejuízos à agricultura;

5- São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a ação de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos;

6- As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural. Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais;

7- Têm sido estudados para aperfeiçoamento do sonar;

8- A saliva do vampiro tem forte ação anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares;

9- São importantes elos na cadeia alimentar;

10- O seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo