EnglishEspañolPortuguês

Secretaria Municipal do Meio Ambiente acolhe filhote de gato-do-mato, no RS

4 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires (RS) conviveu nesta semana com um visitante ilustre. Uma espécie em extinção de Leopardus tigrinus, conhecido como gato-do-mato, foi entregue na segunda-feira à equipe do setor por um agricultor morador de Linha Isabel, interior do município. O filhote (foto), de apenas três meses, foi encontrado abandonado às margens de uma lavoura e corria risco de atropelamento. Conforme a bióloga da secretaria, Gabriela Graef, a espécie selvagem não pode ser criada em cativeiro.

(Foto: Reprodução/Gazeta do Sul)
(Foto: Reprodução/Gazeta do Sul)

Batizado de “Simba”, o pequeno gato-do-mato foi “atração” até a manhã de quarta-feira (3), quando foi levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). “Recebemos diversos visitantes que tiraram fotos, queriam pegá-lo, e para os funcionários da secretaria foi uma verdadeira festa”, relata a bióloga. A primeira intenção da secretaria era reabilitar o pequeno Simba e devolvê-lo à natureza. No entanto, essa ação não seria possível porque, sem a presença da mãe, o filhote não sobreviveria sozinho e buscaria novamente o convívio humano.

Entregue ao Ibama, Simba será levado ao zoológico de Gramado, onde já existe um animal da mesma espécie e o ambiente “recriará” seu habitat natural.

Fonte: Gazeta do Sul

Você viu?

Ir para o topo