EnglishEspañolPortuguês

Nova Mutum (MT) prepara "Dia D" de vacinação contra raiva animal

4 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Dentro da programação da Campanha de Combate à Raiva, a rede pública de Saúde de Nova Mutum, no Mato Grosso, prepara o “Dia D” de vacinação. No sábado, 12 de setembro, as doses da vacina estarão disponíveis na Escola Cecília Meirelles, no PSF do Colina, na Creche Mãe Amiga, no Centro de Saúde, na Escola Tancredo Neves e no Centro de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (Caica) Marton Lucca das 8h às 17h.

De acordo com a veterinária da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Selma Maria Nassarden, a campanha iniciada há poucos dias pela zona rural pretende imunizar 5.422 animais neste ano, sendo 4.518 cães e 904 gatos. “O Ministério preconiza que se atinja uma cobertura de pelo menos 80% em relação à população canina estimada. Já os gatos devem ser 100% vacinados”, explica a veterinária. No ano passado, a meta de vacinação estipulada pelo Ministério, foi de 5.057 animais, sendo 4.108 cães e 949 gatos.

Entre os sinais clínicos da raiva, estão agressividade, estranheza em relação ao tutor, fotofobia, dificuldade para se alimentar e para ingestão de água, salivação abundante. Selma Nassarden lembra que a doença é 100% letal tanto nos animais quanto nos homens e, por isso mesmo, deve-se tomar todo o cuidado no sentido de proteger os animais. Por isso mesmo, nenhum animal deve ficar sem a vacina. “A única forma de prevenção da doença é a vacinação de animais, a partir de 30 dias de idade”, reforça. Só não são vacinados os animais debilitados ou doentes. A campanha segue até o dia 3 de novembro, último prazo para encaminhamento das informações ao Escritório Regional, em Sinop.

Fonte: TôSabendo.com

Você viu?

Ir para o topo