EnglishEspañolPortuguês

Mais de 30 trutas aparecem mortas em rio de Portugal

4 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Dezenas de peixes apareceram mortos na última quarta-feira, na Ribeira de Ribeiros, junto do Parque de Lazer de Pardelhas, em Portugal. Testemunhas disseram que foram produtos de limpeza usados pela autarquia que originaram este atentado ambiental.

Os habituais frequentadores do espaço de lazer de Pardelhas foram surpreendidos por uma mortandade de peixes que pairava sobre o estreito leito da Ribeira de Ribeiros. “Neste pequeno espaço de 50 metros estavam mais de 30 trutas mortas, boiando”, contou um dos pescadores que por ali costuma passar as horas de folga.

Os moradores garantem que na causa da súbita morte de “todas as trutas que existiam aqui” está a lavagem de uma estação elevatória que fica a montante do parque de Pardelhas. “Alguns funcionários da Câmara de Fafe limparam a estação e devem ter utilizado produtos que atiraram para o rio e provocaram a morte dos peixes”, afirmam. Na manhã de ontem, alguns funcionários do Município de Fafe estiveram em Pardelhas e recolheram os peixes mortos. A Câmara Municipal reconhece o acidente ambiental que ocorreu junto do parque de lazer mas ainda não confirma as causas das mortes. “Mandei averiguar o que aconteceu, mas não estamos em condições de confirmar as causas da morte dos peixes”, explicou Vítor Moreira, vereador responsável pelo pelouro do ambiente.

Confrontado com a hipótese de terem sido os produtos da limpeza da estação elevatória jogados no rio, Vítor Moreira foi taxativo. “Fazemos limpezas habitualmente com aquele tipo de produtos e nunca aconteceu. Os produtos que usamos não causam a morte dos peixes”, garantiu.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Calvelos, que servia grande parte da população da cidade de Fafe, foi desativada em de agosto. Trata-se, segundo a autarquia, de um passo importante rumo à integração plena no Grande Sistema de Despoluição do Ave. “É o início da desativação de estações elevatórias do ETAR. Possibilitará a ligação a locais que não têm saneamento e poderemos acabar com as ligações indevidas que ainda existem”, declarou Vítor Moreira. Os resíduos afluentes drenam agora para Guimarães para a grande ETAR de Serzedo.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo