EnglishEspañolPortuguês

Conheça mais sobre o gratificante trabalho de reabilitação dos animais marinhos

4 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Conheça um pouco mais sobre o projeto ambiental que recupera animais marinhos na baixada santista, em São Paulo. Os animais vem da região sub antártica na altura da Argentina e migram em direção ao Brasil em busca de alimento. Como a viagem pode durar meses, os animais chegam cansados e acabam encalhando nas praias ou confundem lixo com alimento e ficam doentes.

Um pronto socorro no meio do mar e pacientes bem especiais. A Ilha dos Arvoredos recebe dezenas de animais por ano, os mais comuns são os lobos marinhos, tartatugas e pinguins. Eles vem para o litoral brasileiro em busca de alimento entre os meses de junho a agosto, e este ano, se prolongou por setembro, e terminam cansando da viagem e encalhando nas praias.

Hoje estão em tratamento cinco lobos marinhos, oito tartarugas e dois pinguins. Uma das tartarugas está a 11 dias em tratatamento na ilha, chegou com 15 quilos abaixo do peso e letárgica, e recebe tratamento vip: soro com ferro e todas as vitaminas para refazer as forças, e descansa na bóia numa caixa pequena: tudo para ganhar peso.

Um dos lobos marinhos chegou quase morto à ilha, hoje já ganhou peso e não resiste aos veterinários na hora de comer, sabe que este tipo de intervenção humana é para seu próprio bem.

O tempo de reabilitação dura em média de um a dois meses dependendo do caso, e o  momento mais esperado é quando eles recebem alta.

Na ilha, o paciente depois que recebe alta, escolhe o melhor momento de ir embora, já houve até casos de alguns quererem ficar por mais algum tempo. Mas os que se dedicam a esta causa  entendem que cada dia a mais que eles ficam espontaneamente, nada mais é que um discreto, mas sincero agradecimento aos novos e raros amigos humanos que encontraram ali.

Assista à reportagem:

Fonte: Canção Nova Notícias

Você viu?

Ir para o topo