EnglishEspañolPortuguês

Presos acusados de sequestrar aves do Parque dos Falcões

3 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Grande urubu branco  Foto: Reprodução Infonet
Grande urubu branco Foto: Reprodução Infonet

Foram presos os três acusados de sequestrar o urubu albino e mais duas aves no Parque dos Falcões, no município de Itabaiana, em Sergipe, no último dia 8 de agosto. A polícia efetuou as prisões nesta quarta-feira, 2, nos Estados do Ceará e da Paraíba e segundo foi informado, as aves não puderam ser recuperadas por terem sido encontrados mortas.  O urubu branco, o falcão e o gavião teriam sido levados do Parque dos Falcões, por três rapazes com idades de 15, 16 e 20 anos, que podem ter chegado ao local, após contato com um funcionário do parque.

Intitulada de Hayabusa (nome do pássaro mais rápido do mundo), a operação foi desencadeada pela polícia sergipana nos estados da Paraíba e do Ceará. O líder da organização criminosa, Saulo Castelar Coelho, 21 anos, conhecido como “Saulin”, foi preso na cidade de Campina Grande-PB. Já Pedro Guilherme Mendonça Magalhães, 19 anos, e Kayan de Vasconcelos, 18 anos, foram surpreendidos pelos policiais sergipanos na cidade de Fortaleza.

As investigações revelaram que os criminosos praticavam a atividade ilegal de falcoaria, que consiste em deixar falcões e gaviões sem alimentação durante dias para depois soltá-los para caçarem outros animais, especialmente outras aves. Depois de apanhadas, a caça é devorada pelos seus caçadores ainda viva, exatamente como as Hayabusas agem. A falcoaria constitui-se crime no Brasil e só é permitida em casos excepcionais como o de controle a pragas nas lavouras.

Você viu?

Ir para o topo