EnglishEspañolPortuguês

Araras são devolvidas ao Pantanal

3 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Campo Grande (MS) – Equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) participam de uma operação de repatriação e soltura de animais silvestres no Pantanal Sul. A iniciativa é da Univap (Universidade do Vale do Paraíba-SP), em parceria com as superintendências do Ibama de São Paulo e Mato Grosso do Sul,  com o apoio da Empresa Moldi Plásticos.

 São 20 araras-canindés (Ara ararauna) e uma arara-vermelha (Ara chloroptera) que estão retornando à natureza, de onde foram tiradas por traficantes, mas que agora estão sendo soltas na fazenda San Francisco, no Pantanal do Miranda, em Mato Grosso do Sul.

As araras estavam no viveiro da Univap, que é um criadouro conservacionista devidamente autorizado pelo Ibama, que apoia as entidades ambientais na luta contra o tráfico de animais silvestres. Dez das 21 araras nasceram em cativeiro e as outras onze foram apreendidas por órgãos de fiscalização por estarem sendo traficadas.

11

Foto:PantanalNews

A universidade localiza-se em São José dos Campos, em São Paulo, a aproximadamente 1.400 km do Pantanal e o transporte dos animais foi feito em carro refrigerado devido à distancia, de forma a prevenir o stress.

 A reintrodução e soltura está sendo acompanhada pelo biólogo e coordenador do Cras, Elson Borges, por José Evaristo Merigo, da Univap, e pelo proprietário da Moldi Plásticos, Luis Tesser Antunes, entusiasta na conservação da fauna silvestre.

 As aves estão na fazenda San Francisco sendo monitoradas para que em poucos dias tenham uma reintrodução adequada e possam ser vistas voando livres na natureza.
 
Fonte: PantanalNews

Você viu?

Ir para o topo