EnglishEspañolPortuguês

Tamanduá surpreende moradores no litoral paulista

2 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um tamanduá-mirim foi resgatado nesta terça-feira (1) por volta das 13 horas numa residência na Vila Mirim, em Praia Grande. O animal surgiu no quintal de uma residência na Travessa 17, cujos moradores acionaram a Guarda Civil Ambiental do Município (GCM). Em seguida, o tamanduá foi encaminhado ao Centro de Animais Silvestres de São Vicente, mantido por uma universidade de Santos, no final da tarde.

De acordo com o inspetor da GCM, Elizeu Alves de Melo, o desmatamento, que afeta a Mata Atlântica, habitat natural do mamífero, pode ter sido a razão para sua aparição em área residencial.

Transportado em caixas de frutas até a sede da GCM de Praia Grande, o tamanduá-mirim demonstrou estar estressado, apesar do aspecto tranquilo. Reagia apenas quando os guardas o tocavam.

Aparentemente, o animal era um adulto, não apresentava ferimentos e pesava cerca de cinco quilos. No Centro de Animais Silvestres, o animal passará por exame que determinaria seu real estado de saúde. O Ibama também foi notificado sobre o resgate.

“Se tudo der certo ele receberá um chip para monitoramento e em seguida será solto na natureza”, disse Melo. Segundo o inspetor da GCM, desde a criação da Guarda Ambiental, há três meses, é a primeira vez que um mamífero silvestre é encontrado em Praia Grande. Apesar de cada vez mais ameaçado pela redução de seu habitat, o tamanduá mirim (ao contrário do Bandeira) não está em extinção.

Fonte: A Tribuna online

Você viu?

Ir para o topo