EnglishEspañolPortuguês

Os animais que tutelamos devem ser vegetarianos também?

2 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Tradução de artigo publicado por Megan, do Care2.

Se você é vegetariano, isso significa que seu animal de estimação também deve ser? Nossa própria escolha moral de não comer outros animais deve ser aplicada aos cães e gatos que tutelamos? Estes animais têm o direito de comer outros animais? Nós privamos nossos companheiros tornando-os vegetarianos? Estamos negando o fato de que são carnívoros? Como evitar que eles cacem sendo parte de sua natureza? Eu realmente não sei a resposta para estas perguntas, mas sinto que elas precisam ser colocadas em pauta.

pet
Foto: Reprodução Care2.com

Cães são, na verdade, onívoros, como todos que já tutelaram um podem confirmar. Uma vez li um poema que alguém escreveu sobre seu cachorro, que nunca consegui encontrar novamente, então infelizmente não sei o nome do autor. Era algo assim:

Você vai comer aquilo?
Você vai comer aquilo?
Você vai comer aquilo?
Você vai comer aquilo?
Você vai comer aquilo?
Eu vou comer aquilo.

O texto ilustra muito bem a mente de um cão. Enquanto o cachorro que você tutela pode certamente ter uma dieta vegetariana sem problema nenhum, seu gato normalmente não poderia. Os gatos precisam de um aminoácido chamado taurina, de origem animal, e privá-lo disto pode causar cegueira e doenças cardíacas degenerativas. Mas, felizmente, já temos a taurina sintética e agora os gatos também podem ser vegetarianos.

Alimentar seu animal de estimação com as rações comerciais  populares é bastante questionável. O escândalo que ocorreu em 2007, em que animais morreram após ingerir rações de grandes empresas contaminadas por pesticidas, abriu os olhos dos tutores para o lixo que está sendo vendido com uma embalagem que promete alimentação saudável e de qualidade. Acredito que muitas pessoas mudaram sua visão sobre rações desde aquele caso e adaptaram a dieta dos animais.

Li alguns textos na internet sugerindo que alguns vegetarianos evitam tutelar animais devido a este “dilema”. Pessoalmente, não consigo imaginar uma vida sem animais. Proponho como desafio da semana, que os leitores preparem um biscoito vegetariano para seus cães.

Nota da Redação: Apesar de ainda ser pouco popular, é possível comprar a ração Fridog vegetariana para cães em vários estabelecimentos e ainda encontrar a Benevo para gatos à venda on-line. Os animais costumam se adaptar facilmente e a nutrição é completa, portanto é sempre uma escolha mais ética e cheia de benefícios que podemos fazer pelos animais que tutelamos e todos os outros.

Com informações de Care2.com

Você viu?

Ir para o topo