EnglishEspañolPortuguês

Organização revela pintinhos triturados vivos na maior produtora de ovos do mundo

2 de setembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Mercy for Animals, organização norte-americana dedicada à defesa dos animais, revelou, num vídeo feito com uma câmera oculta, que a maior produtora de ovos do mundo atira pintinhos ainda vivos para uma trituradora. Todos os dias morrem assim 150 mil aves.

O vídeo mostra a linha de montagem da Hy-Line International, em Spencer (Iowa), onde trabalhadores analisam os pintinhos que acabam de sair dos ovos, arremessando todos os machos para uma passadeira que os conduz à trituradora. Segundo a Mercy for Animals, a eliminação dos machos é prática corrente no setor e deve-se ao fato de estes não produzirem ovos e serem mais difíceis de aproveitar para alimentação.

 

Já as futuras galinhas sofrem outros abusos na linha de montagem, havendo uma máquina que retira parte dos seus bicos, o que lhes causa dores crônicas. O vídeo da Mercy for Animals mostra pintinhos moribundos no chão das instalações da Hy-Line International e deixa um apelo para que as pessoas deixem de consumir ovos.

A empresa reagiu através de um comunicado, garantindo que irá investigar o caso, visto que o vídeo “parece mostrar violações das normas internas quanto ao tratamento dos animais”. No entanto, realçou que a prática daquilo a que se chama “eutanásia instantânea” dos pintinhos machos é defendida pelas autoridades veterinárias.

“Infelizmente ainda não existe nenhuma forma de fazer ovos que só tenham galinhas dentro. Se alguém precisar de 200 milhões de pintinhos machos teremos todo o gosto em fornecê-los. Mas não encontramos mercado para eles”, disse à Associated Press o porta-voz da associação sectorial United Egg Producers.

Assista aqui ao vídeo.

Com informações de Correio da Manhã

Você viu?

Ir para o topo