EnglishEspañolPortuguês

Foto de pássaros no fio publicada no jornal Estado de S. Paulo vira música

2 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

foto dos pássaros nos fios de eletricidade urbanos

Tudo começou com a foto de pássaros pousados nos fios de luz de uma rua feita pelo repórter fotográfico do Estado Paulo Pinto, de 49 anos, no interior do Rio Grande do Sul. Uma cena normal, dependendo do olhar. Para o paulistano Jarbas Agnelli, de 46 anos, a imagem “soou” como música. Notas numa partitura foram o que lhe pareceram as aves nos fios de alta tensão. Publicitário e músico, Agnelli recortou a foto publicada no Estado na quinta-feira passada e, naquela noite, no estúdio de sua casa, começou a compor com base nas notas que enxergou na imagem.

“Pássaros empilhados viraram acordes e os solitários, notas no teclado”, diz Agnelli. “Depois coloquei o xilofone e, na sequência, clarinete, fagote e oboé.” João, de 17 anos, o filho do meio de Agnelli, não botou fé no movimento do pai, apesar de estar acostumado a vê-lo criar em cima de filmes e fotos caseiras. Foi o que Jarbas fez, por exemplo, com as fotos da pequena Nina, sua caçula de 4 meses, no vídeo The Mini Adventures of Nina, que mostra de forma engraçada a rotina de um bebê.

Jarbas é conhecido publicitário, com campanhas premiadas. Já levou o Grand Clio, um dos principais prêmios da publicidade mundial, em 2001, entregue em Miami. Na época, ele trabalhava ainda na W/Brasil, agência em que ficou por 13 anos. Hoje, tem seu próprio negócio, o AD Studio. “A inspiração pode vir de qualquer lugar, mas é preciso estar atento”, diz ele.

Assim que a música dos pássaros ficou pronta, Agnelli ligou para Paulo Pinto. “Não acreditei que ele tivesse entendido o que eu vi na hora que fiz a foto. Para mim, os pássaros também pareciam notas”, admirou-se Paulo, que mandou por e-mail a foto original, sem cortes. “Quando recebi, vi que a versão editada no jornal tinha eliminado oito pássaros, ou seja, quatro notas no início e quatro no final da música”, diz o publicitário. “Fiquei surpreso porque era exatamente o que faltava para finalizar a melodia.”

Ouça, aqui, a linda música composta.

Fonte: Estadão

Você viu?

Ir para o topo