EnglishEspañolPortuguês

Filmes americanos recentes inserem falsos créditos que asseguram bem-estar animal

2 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto  (da Redação)

O público americano e grande parte da comunidade internacional esperam encontrar o aviso “Nenhum animal foi prejudicado” nos créditos finais dos filmes. É a garantia de que os “atores” animais explorados na produção não foram mortos ou feridos, e que seu bem-estar e segurança foram assegurados pela confiável American Humane Association.

Cartaz do filme How to Lose Friends and Alienate People
Cartaz do filme How to Lose Friends and Alienate People Foto: Reprodução howtolosefriendsmovie.com

Porém, alguns filmes recentes estão tapeando o público e conseguindo audiência significante ao inserir os créditos “Nenhum animal foi prejudicado” sem qualquer autorização. As produções não foram sequer monitoradas pela American Humane Association ou por seus representantes internacionais.

A American Humane’s Film & TV Unit publicou recentemente uma lista dos novos filmes que usaram os créditos sem autorização:

“Adam”  por Olympus Pictures, Deer Path Productions, Serenade Films, Vox3 Films.
“District 9”  por WingNut Films Limited, Key Creatives e LLC/QED Intl.
“Easy Virtue” por  Ealing Studios, Fragile Films, Endgame Ent., Odyssey Ent.
“How to Lose Friends and Alienate People” pela Number 9 Films.
“Shrink” por Ignite Entertainment, Ignite Productions, Ithaka Entertainment and Trigger Street Productions.

Uma carta foi enviada aos produtores responsáveis exigindo que os créditos sejam retirados imediatamente do filme em todas as suas versões. Alguns já prometeram retirar o crédito ilegítimo, outros nem sequer se manifestaram e poderão responder a um processo por apropriação indevida.

Nota da Redação: Se já parece absurdo considerar que um animal possa estar sendo respeitado de alguma forma ao ser forçado a “atuar” em um filme, é chocante imaginar que nem mesmo o certificado que assegura alguns escassos direitos é confiável. Ao regulamentar o abuso de animais para o entretenimento, regula-se a exploração. De nada servem para os direitos animais estes créditos que tentam amenizar a situação abusiva, apenas trazem algum conforto e acomodam o espectador.

Com informações de Reuters.com

 

Você viu?

Ir para o topo