EnglishEspañolPortuguês

ONGs de defesa animal comemoram a criação de Projeto de Lei que proíbe animais em circo na Colômbia

27 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Para anunciar a chegada do Projeto de Lei que proíbe a utilização de animais em circos na Colômbia, a Animal Defenders International (ADI) e Animanaturallis organizaram uma manifestação em frente ao Congresso colombiano que incluiu performances com ativistas trancados em gaiolas mostrando o sofrimento porque passam os animais de circo. Durante o evento, foram distribuídos panfletos e DVDs da campanha “Basta de Sofrimento nos Circos”.

Seguindo o sucesso que a lei de proibição da utilização de animais em circo teve na Bolívia, os senadores Jairo Clopatofsky, Elsa Gladys Cifuentes e Hector Eli Rojas têm discutido e irão propor uma legislação que proíba o uso de animais selvagens e domésticos nos circos.  O Projeto de Lei será discutido em breve na Quinta Comissão do Senado.

O coordenador das campanhas da ADI na América do Sul, Juan Pablo Olmos, enfatizou que “em 2007, a ADI lançou a campanha “Basta de sofrimento nos circos na Colômbia”. Nossa investigação sobre o uso de animais em circos revelou altos níveis de confinamento e violência, incluindo casos trágicos como o do chimpanzé, Karla, que foi filmada por um agente de campo da ADI, sendo espancada com uma corrente, em Bogotá. Agora é a hora para o Congresso Colombiano seguir o exemplo da Bolívia e proibir a utilização de animais em circos”.

Sobre Animal Defenders International:
Animal Defenders International existe para educar, anunciar e aliviar o sofrimento dos animais, trabalhando para proteger a vida selvagem e o meio ambiente. ADI faz lobby nos governos para ajudar nas medidas legais em favor dos animais e meio ambiente e também organiza o resgate de animais que estão em sofrimento.

Em 2002, na Conferência das partes para a Convenção Internacional de Comércio de Espécies em Extinção (CITES), foi influenciada pelas campanhas da ADI assegurarando novas regras para os movimentos que cruzam fronteiras com espécies em extinção em 170 países.

Em 2007, ADI assegurou a adoção da Declaração 40/2007 no Parlamento Europeu para o término do uso de macacos em experimentos científicos. Em 2008, ADI assegurou o término da utilização de animais em circos itinerantes na Bolívia. ADI possui escritórios em Londres, São Francisco e Bogotá, têm representantes em vários países e trabalha em parceria com diversas organizações ao redor do mundo. Mais informações:http://www.ad-international.org

Sobre Animanaturalis:
Fundada em março de 2003, Animanaturalis é uma organização ibero-americana que trabalha para divulgar e proteger os direitos de todos os animais e promover mudanças sociais e legislativas. AN está presente na Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, Equador e México. Nestes países têm se trabalhado fortemente na educação do público, difusão de informação e sensibilização com campanhas que incluem protestos e conferências, etc.

Por 8 anos, AN tem organizados massivos protestos em Pamplona contra a tourada em San Fermin. Em 2008, a cantora Alaska contribuiu para uma campanha da AN e PETA pousando nua protestando contra as touradas. Também organiza protestos contra fazendas industriais e animais usados em entretenimento e incentivando uma alimentação 100% vegetariana. 
 Mais informações:  http://www.animanaturalis.org

Você viu?

Ir para o topo