EnglishEspañolPortuguês

Julho registra recorde de baleias francas no Sul

6 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação (Reprodução Waves)
Foto: Divulgação (Reprodução Waves)

O Projeto Baleia Franca (PBF) avistou 61 baleias francas em um sobrevoo que saiu de Torres, litoral Norte do Rio Grande do Sul, e foi até Garopaba, litoral Central de Santa Catarina.  O voo, realizado na última quinta-feira (30/7), registrou o recorde de baleias francas vistas para o período do mês de julho. 

Dos 61 indivíduos, 20 eram filhotes e um deles era albino. Os números e a identificação de algumas “velhas conhecidas” do catálogo do PBF foram comemorados pela instituição.

“A praia de Itapirubá (SC), situada entre os municípios de Imbituba e Laguna, foi onde registramos o maior número de indivíduos, 18 no total”, afirma Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.

“As fêmeas têm um filhote a cada três anos. O retorno delas, e o nascimento de novos filhotes, representa para nós um crescimento real da população das francas. Nossa expectativa é de que muitas baleias que estiveram aqui em 2006 retornem nesta temporada. O retorno dos indivíduos à nossa costa representa que as francas reconhecem o litoral catarinense como um bom local para parir e amamentar os seus filhotes”, comemora Karina.

Uma das fêmeas, que em 2006 visitou as águas catarinenses, é a mãe do filhote albino avistado no voo.

“Em 2006 ela estava com um filhote albino, retornou agora com outro filhote. A fêmea demora um ano para se recuperar e retornar ao ciclo reprodutivo, enquanto o filhote deve retornar no futuro, por volta dos 6 ou 7 anos”, completa a bióloga.

Além de registrar a presença das francas, identificá-las e catalogá-las por meio dos sobrevoos, o Projeto Baleia Franca também mantém um intercâmbio de informações com a Argentina e o Uruguai.

Por meio desta troca, se faz possível saber se um indivíduo que há três anos visitou a costa da Argentina retornou ao Atlântico Sul e foi visto no Brasil, por exemplo. “Temos um trabalho de cooperação técnica e comparamos estes dados, pois existem baleias que compartilham destas diferentes áreas”, ressalta Karina.

A diretora de pesquisas do PBF defendeu em 2005 sua tese de doutorado, a qual contém análises de sobrevoos desde 1987. Karina conclui que a taxa de crescimento populacional das francas é de 14% por ano, considerando os indivíduos que frequentam a costa brasileira.

“A tendência é de que, no mínimo, esta taxa se mantenha. Além da presença das fêmeas que vêm para amamentar os seus filhotes, também estamos registrando indivíduos adultos que vêm para acasalar”, finaliza a diretora.

O número máximo de baleias de francas vistas nos sobrevoos realizados nos meses de julho dos anos anteriores foi de 57, em 2007. No ano passado, 33 baleias foram avistadas neste mesmo período. O recorde em todos os voos realizados pelo Projeto Baleia Franca desde 2003 é de 194 indivíduos, no mês de setembro de 2006, registrados entre o litoral de Cidreira (RS) até Florianópolis (SC).

Fonte: Waves

Você viu?

Ir para o topo