EnglishEspañolPortuguês

Fiscais apreendem pássaros e fecham chalé em Itatiaia

7 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam no Parque Nacional (Parna) do Itatiaia, Região Serrana do Rio, 146 aves de criadores amadores registrados no Ibama e 24 de criadores não registrados. Os pássaros estavam expostos em locais públicos, em situação de flagrante delito. A apreensão fez parte da Operação Gaia, iniciada há um mês e concluída nesta sexta-feira.

O alvo principal da operação foram os criadores de pássaros, mas os agentes desmontaram também um esquema clandestino de extração de palmitos, fornos de carvão e chalés irregulares da Pousada dos Lobos, que fica a 2 mil metros de altitude e já havia sido embargado em 2002, mas continuava em atividade.

Entre as espécies de aves encontradas, havia galo-de-campina, bigodinho, canários da terra e maracanã-do-buriti. Ao todo foram aplicadas multas de mais de R$ 250 mil. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama de Lorena, em São Paulo.

Todos os criadores registrados apresentavam irregularidades em seus plantéis, como aves transferidas e não relatadas, aves sem anilha, anilhas possivelmente fraudadas, animais não constantes no ato da fiscalização, óbitos não declarados, anilhas solicitadas e não utilizadas, entre outras infrações, indicando possivelmente fraudes no sistema e venda comercial de pássaros. Pela lei, basta um animal estar irregular para que todo o plantel seja apreendido.

Além do pessoal do Ibama e do Parna do Itatiaia, participaram da operação fiscais do Parna da Serra dos Órgãos, da Área de Proteção Ambiental (Apa) São João e policiais militares do Batalhão Florestal do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo