EnglishEspañolPortuguês

Zoológico australiano vende animais ameaçados de extinção para caçadores

31 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Mais um dia, mais uma tragédia relacionada aos zoológicos. Enquanto no Brasil dezenas de animais morreram no zoológico de Goiânia, na Austrália o Western Plains Zoo em New South Wales foi impedido de comercializar animais depois que foi revelado que a organização vendeu antílopes ameaçados de extinção para um “entusiasta da caça”.

O zoológico vendeu 16 animais para Bob McComb, dono de uma propriedade com planos de transformá-la em uma reserva de caça. Os antílopes do tipo Blackbuck, originários da Índia e Nepal, são favoritos entre os caçadores por causa de seus chifres grandes em espiral.

O jornal The Herald disse que McComb é membro de uma organização política pró-caça chamada The Shooters Party, e tem pressionado para conseguir a expansão da chamada ‘caça de troféu’ em áreas especialmente designadas, inclusive a sua propriedade, a Dongadale Deer Park and Stud.

O jornal disse que os documentos acessados sob a lei de liberdade de informação mostram que o zoológico estatal, localizado na cidade rural de Dubbo, vendeu os animais para McComb por menos da metade do seu valor de mercado. O ministro regional responsável pelo zoológico, Carmel Tebbutt, exigiu um relatório sobre a venda de animais. Enquanto isso, o zoológico está proibido de lidar com operadores privados.

Agora está mais clara a proposta de “conservação de espécies” desse zoológico e provavelmente de muitos outros: vender os animais para que ‘entusiastas de caça’ possam se divertir matando-os.  Ou mantê-los presos para que papai e mamãe possam doutrinar Júnior no especismo. Para quem não sabe, zoológicos como este da Austrália estão entre os destinos dos animais vítimas do tráfico internacional.

*Com informações da  AFP

Você viu?

Ir para o topo