EnglishEspañolPortuguês

Hospedagem de cães pequenos requer cuidados

31 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Ao contrário do que se imagina, os cães pequenos têm mais dificuldade de se adaptar a novos ambientes do que os de grande porte. O motivo é que estes bichos, por serem muito sensíveis – tanto física quanto psicologicamente – ficam mais suscetíveis aos problemas de saúde decorrentes das variações do clima e das alterações drásticas em sua rotina.
 
É justamente por isso que os tutores que não querem deixar seus pets sozinhos em casa enquanto estão em algum compromisso ou aqueles que não podem levar seus fiéis companheiros em viagens, devem redobrar a atenção ao escolher um lugar para hospedá-los enquanto estiverem ausentes.
 
O médico veterinário Aldo Macellaro Jr., proprietário do Hotel Fazenda Clube de Cãompo, esclarece que os cachorros menores merecem cuidados especiais. “As acomodações devem ser de uso exclusivo para cada animal, além de mais confortáveis e termicamente protegidas”, pontua. Ele ressalta também que estes detalhes são essenciais para uma boa estadia. “O aconchego remete à proteção que os cães encontram em seus lares, o que facilita o processo de adaptação e evita que eles sofram algum estresse durante a hospedagem”.
 
Outra peculiaridade dos pets pertencentes à classe das pequenas raças está no fato de serem dependentes de companhia humana, porque sempre foram condicionados a esta situação. É comum ver estes cães superprotegidos no colo de seus donos, acompanhando-os onde quer que eles possam ir. Macellaro explica que eles precisam deste contato principalmente por serem mais frágeis e que, portanto, esta realidade não deve ser diferente enquanto os animais estiverem longe de casa.
 
Um hotel bom pra cachorro
No Clube de Cãompo os cães de pequeno porte ficam hospedados em chalés individuais, em uma área com 800 m² que imita um grande apartamento, sob os cuidados de um monitor que fica 24 horas à disposição deles. Tudo isso para evitar que os hóspedes fiquem sozinhos, especialmente no período da noite.
 
O proprietário do estabelecimento afirma que os cães menores são mais sociáveis e que, por isso, ficam soltos na maior parte do tempo. No Clube de Cãompo há um espaço amplo e arborizado, com aproximadamente 5.000 m², onde os animais podem desfrutar de regalias voltadas especialmente para o seu bem-estar e, é claro, sua diversão.
 
Entre as atividades desenvolvidas para proporcionar o entretenimento dos pets estão os passeios ao ar livre, socialização entre grupos de cães e esportes como o Agility e Frisbee nas várias áreas gramadas do hotel. O Clube de Cãompo conta, ainda, com uma equipe capacitada em cursos de comunicação e educação canina, que ajuda os colaboradores a aprimorarem a sensibilidade de fazer a leitura das necessidades individuais de cada animal.
 
Adaptação Gradual
Se ainda assim os donos dos cachorros ficarem preocupados, com receio de que seus mascotes não irão se adaptar, o ideal é que ele faça uma experiência curta de estadia para que o pet acostume e associe o fato de que depois da hospedagem ele volta para casa. Macellaro garante que esta atitude traz confiança para o cão.
 
“Os proprietários podem mandar tudo aquilo que fará o cãozinho se sentir mais confortável, como cama, brinquedos, roupas ou petiscos. Qualquer outra necessidade especial do cão como tipo de alimentação ou horário de medicamentos nos é informada para que a rotina permaneça a mesma, como se estivesse em casa”, finaliza o empresário.
 
Fonte: Itu

Você viu?

Ir para o topo