EnglishEspañolPortuguês

Baixa umidade e frio também afetam animais

31 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O inverno, acompanhado de baixa umidade aumenta a incidência de gripes e outras doenças conhecidas como “doenças do frio” não apenas em homens e mulheres. Os animais também precisam de atenção extra e cuidados nesta época e, como nos seres humanos, o vírus da gripe é o que mais vitima os animais. Mesmo que “imunes” à nova gripe (Influenza A – H1N1), os cachorros e gatos de estimação, por exemplo, também pegam gripe, sofrem com alergias e podem ficar com a resistência mais baixa.

Os animais que mais sofrem são os de pelos curtos (Foto: Aldo V. Silva)
Os animais que mais sofrem são os de pelos curtos (Foto: Aldo V. Silva)

Como explicou a veterinária Fábia Marques Viroel, os animais que mais sofrem nesta época são aqueles de pelos curtos, os idosos, os filhotes, principalmente aqueles que ficam fora de casa.

A veterinária reforçou que em dias de frio, é imprescindível que forre-se a “casa” ou o abrigo onde o cachorro fica. “Se for canil, colocar tablado, papelão, cobertor”, recomendou a veterinária, lembrando que, também de nada adianta “encher” o animal de roupa e colocá-lo para dormir em contato direto com o chão, por isso recomendou que se faça a “cama”, em uma base alguns centímetros acima do chão.

A veterinária também alertou quanto ao uso de aquecedores próximo dos animais, pois pode ocasionar acidentes. Para aquecer, recomendou que o tutor aqueça água e coloque em garrafas Pet, e as deixe do lado da casa do animal.

Atenção e cuidados

Além de aquecer, a veterinária recomenda atenção aos sintomas que manifestam-se nos animais: espirros, muitas vezes mesmo sem secreção, tosse e uma espuma branca parecida com vômito que sai pela boca. “O melhor é levar ao veterinário e vacinar contra a gripe”, alertou.

Não apenas a gripe é recorrente nos animais nesta época, mas a veterinária falou também dos problemas de pele, causado, na maioria das vezes por excesso de “perfumes” no cachorro, ou mesmo o fato de deixá-los o dia todo com a mesma roupa.

(Por Maíra Fernandes)

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo