EnglishEspañolPortuguês

Polícia Ambiental recupera 102 pássaros silvestres que estavam sendo comercializados

29 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu, durante uma operação realizada na tarde deste sábado (29), na cidade de Viçosa, distante 76 quilômetros de Maceió (AL), 69 espécies diferentes de pássaros silvestres. Os animais estavam sendo comercializados na feira livre do município, o que é proibido pelo Código Ambiental Brasileiro.

Segundo o tenente Souza, responsável pela operação, no total foram recolhidos 102 pássaros. Ninguém foi detido porque, na hora em que a Polícia Militar chegou, os vendedores fugiram. “O mais importante é que recuperamos todas os pássaros que foram tirados do seu habitat natural. Os criminosos invadem áreas de preservação ambiental e reservas para capturá-los e vendê-los de forma ilegal. Não podemos permitir essa agressão e por isso, nossas blitz são constantes”, explicou o oficial.

Espécies variadas

Durante a operação foram recuperados Galos de Campina, Periquitos, Canários da Terra, Azulões, Rolinhas, Sabiá etc e a depender da espécie, o valor cobrado por ave varia entre R$ 20,00 e R$ 3 mil.

Todas as aves recolhidas foram encaminhadas para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Lá os pássaros serão tratados por veterinários e biólogos, colocados em viveiros e permanecerão no local até conseguirem voltar a voar.

A pena pela comercialização de animais pode chegar até dois anos de prisão.

Fonte:  Gazeta Web 

Você viu?

Ir para o topo