EnglishEspañolPortuguês

Ubatuba (SP) recebe treinamento para resgate de animais marinhos contaminados

28 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um treinamento para cidadãos interessados em atuar nas situações de emergência, em caso de derrames de petróleo, será realizado em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Intitulada “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo”, a capacitação será ministrada pelo biólogo Wendell Estol, que é diretor técnico do Instituto Sea Shepherd Brasil, que vem atuando desde 2001 em 9 estados do litoral brasileiro. O evento será realizado na Câmara Municipal, nos dias 21 e 22 de setembro, das 11h às 20h e das 9 às 18h e o número de vagas é limitado.

Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço: [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Devido ao número limitado de vagas, as inscrições passarão por análise. As que forem  aceitas receberão e-mail de confirmação e deverão contribuir com  R$ 15,00. o valor será utilizado para custear, além da participação no curso, material didático, blocos de papel e caneta; coffee-breaks e certificado de conclusão.

O evento é resultado de uma parceria entre a APA Marinha Litoral Norte, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e o Instituto Sea Shepherd. Entre os temas abordados, estão: as principais áreas de risco no Brasil; Ecossistemas do Brasil; A importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco; Estrutura de um plano de ação; A estruturação de um programa de voluntário; Segurança da equipe e dos animais atendidos; Exercícios de simulação de derrame de óleo e estudos de caso, entre outros.

Segundo os organizadores do evento, a intensa e crescente exploração pelo petróleo traz benefícios econômicos discutíveis, pois ao mesmo tempo, torna-se uma grande ameaça à vida marinha. “Em situações de emergência, como derrames de petróleo, a população local é a primeira vivenciar e sofrer os horrores causados pelas tais catástrofes. Porém, se estiver adequadamente preparado, o cidadão poderá servir como um importante membro de equipes treinadas para salvar animais marinhos petrolizados.” 

Com informações do Ubatuba em Revista

Nota da Redação: É fundamental, e digno de reconhecimento, que exista um treinamento como esse, que prepare as pessoas para socorrer os animais vítimas da contaminação por petróleo. Mas é igualmente importante que esses derramamentos cessem. É imprescindível que a indústria de petróleo se conscientize de que, à medida em que polui os ecossistemas, é responsável também pela destruição do planeta e de todos que habitam nele. Não podemos “remendar” o estrago por muito tempo: temos que parar de destruir.

Você viu?

Ir para o topo