EnglishEspañolPortuguês

Quer um animal de estimação? Adote um!

26 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma opção para quem gostaria de ter um animal de estimação em casa é a adoção de cães. Além de ganhar um novo amigo, você irá salvar uma vida.

A adoção se tornou um gesto muito comum no mundo animal. Hoje, existem diversas ONGs que oferecem esse tipo de serviço, e tudo na maior organização possível. Além disso, pode-se adotar um cão através de uma fonte indireta ou até mesmo retirá-lo da rua.

Mas, antes de escolher o seu cãozinho predileto, é preciso seguir algumas recomendações para não ter arrependimentos.

Se você nunca teve um animal dentro de casa, é preciso refletir se realmente é viável ou não adotar um cão. Se achar que sim, o próximo passo é escolher o quais as características o cachorro deve ter, como cor de pêlo, tamanho, raça. Os procedimentos seriam os mesmos se a pessoa fosse comprar um cão.

Se o cão for adotado de uma fonte, deve-se pedir todas as informações básicas, como qual a última vez que ele foi vacinado, qual o histórico de saúde, como é seu comportamento e se já foi castrado. Agora, se ele vier de um canil, o mesmo pode ser perguntado para um funcionário, que está diariamente com o animal e sabe qual é o seu comportamento.

Um outro fator que deve ser levado em consideração é o tamanho do animal. Cães muito grandes e agitados precisam de espaço, eles geralmente não se adaptam em lugares pequenos.

O local escolhido para abrigar o cachorro precisa ser inspecionado. Ele deve estar limpo e organizado, sem nenhum cheiro forte por perto, o que pode irritar o animal.

Em relação as vacinas, se ele foi retirado da rua é preciso ser encaminhado o quanto antes para que elas sejam aplicadas, evitando doenças que podem levá-lo a morte. Se o cão estava em um abrigo ou tinha outro tutor, é necessário se informar quantas doses foram aplicadas e quando o cachorrro deve tomar novamente.

Caso ele não seja castrado, é recomendável que haja a esterilização até mesmo para manter a saúde do seu mais novo companheiro em ordem.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Você viu?

Ir para o topo