EnglishEspañolPortuguês

Fiscalização em torneios de pássaros canoros flagra vários crimes

25 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais da Superintendência do Ibama em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e da Coordenação Geral de Fiscalização em Brasília,  com a presença do Ministério Público Federal,  realizaram a Operação “Campeão” em um mega torneio organizado pelo Cobrap (Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos) ocorrido em Pirassununga/SP, conforme calendário nacional.

A fiscalização do Ibama foi até o local para vistoriar a legalidade dos animais que iriam participar e verificou várias irregularidades. Dentre os principais delitos encontrados pelos fiscais, estavam anilhas falsificadas, adulteradas e pássaros sem anilhas. Logo na chegada membros do Legislativo, presentes no evento, tentaram intimidar a fiscalização solicitando que se identificassem.

Ao todo foram apreendidas quase 100 aves e lavrados cerca de 40 autos de infração. Um  trinca ferro foi apreendido e os tutores do curió vencedor e do canário da terra que ficou em 3º lugar, fugiram do local abandonando o troféu.

No momento não havia nenhum veterinário responsável pelas aves. Muitos indivíduos fugiram saltando muros, algumas aves foram soltas e outras abandonadas.

O empresário e  deputado federal  Nelson Marquezelli PTB/SP, que levou uma faixa “O deputado dos passarinheiros”  tentou impedir sem sucesso o trabalho dos fiscais.

O Ibama encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal que irá instaurar inquérito para identificar os responsáveis que responderão, assim como a Cobrap,  a processo criminal e administrativo.

*Com informações da Ascom do Ibama/SP

Você viu?

Ir para o topo