EnglishEspañolPortuguês

23 cães e dois gatos ganham novos lares durante evento de adoção em SP

25 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Dos 31 cães e dos dois gatos à espera de adoção, em Sorocaba (SP), 23 cachorros e os dois felinos ganharam ontem um lar. O resultado é do primeiro dia de atividades da 8ª Semana de Guarda Responsável de Animais, que até amanhã (26) permanece no Hipermercado Coop Itavuvu, e de quinta-feira a sábado na pista de caminhada do Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, em Sorocaba. Mas apesar do resultado considerado bom para um dia frio e chuvoso como o de ontem, os organizadores ainda enfrentam o preconceito com animais adultos, que dificilmente conseguem ser escolhidos entre os adotantes. Até amanhã a feira acontece das 9h às 16h, e nos demais dias, das 9h às 17h.

Entre os cães adotados está o Beethoven, que foi escolhido pelo casal Kátia Regina de Fátima Roque dos Santos e José Cícero. Estreante em adoção, o casal disse esperar que seu exemplo seja seguido por outras pessoas a fim de que não haja mais tantos animais abandonados. O aposentado José Aparecido Ferreira, que já teve duas pastoras-alemães, se encantou com uma mestiça e acabou levando-a para casa com o nome de Madona. Entretanto, por não resistir aos pedidos de uma criança, sua esposa, a operadora de telemarketing Liliana Castilho teve que se conformar em deixar o Cauan, nome que ela já havia escolhido para outro cachorrinho que até dormiu em seus braços, para o mesmo ser adotado pela família do menor.

(Foto: Emídio Marques)
'Zé', cão adulto, de um ano, sofre preconceito por ser mais velho (Foto: Emídio Marques)

Porém, dos 31 cães de cinco ninhadas que estavam expostos ontem, um deles, carinhosamente apelidado de Zé, poderá voltar ao evento por vários dias, caso ninguém o queira. Adulto, com um ano de idade e comportamento dócil, ele sofre com o preconceito das pessoas que resistem em ficar com animais mais velhos, especialmente se forem de porte médio, como é o caso de Zé. Pelo tempo que aguarda por um novo lar, o cão se tornou o xodó entre os que trabalham na Zoonoses.

Benefícios

A agente da Vigilância Sanitária, Marisa Darcádia Egea, disse que todo animal adotado durante a 8ª Semana de Guarda Responsável é entregue vermifugado, ou se não tiver tamanho para isso, seu tutor recebe o medicamento. Além disso, os que ainda não estiverem castrados, ganharão a castração gratuitamente a partir dos seis meses de vida.

Ela explicou ainda que durante o evento são expostos apenas os animais do próprio canil municipal e os cadastrados por seus responsáveis. Para o cadastramento, o interessado deve ligar, sempre no início de cada mês, para o telefone 3229-7315. Entretanto, ela salientou que em setembro não haverá a feira de doação de animais por conta da vacinação antirrábica, que será de 28 de agosto a 19 de setembro.

No local da feira, há também exposição com exemplos de uma casa onde o animal de estimação é bem tratado e outra onde não recebe os cuidados que precisa. Os interessados também recebem material informativo e podem esclarecer dúvidas sobre deveres dos tutores de animais e a atenção que os bichinhos necessitam.

Nos últimos dois anos, durante a Semana de Guarda Responsável foram realizados desfiles de animais adotados em eventos anteriores e seus tutores. Neste ano, a equipe da Seção de Zoonoses resolveu inovar: todas as pessoas que já adotaram animais em feirinhas e no canil estão sendo convidadas a comparecer ao evento. No local, haverá um cenário para fotografar os cães e seus tutores e esse material será utilizado para divulgação.

Pelos eventos promovidos pela Seção de Zoonoses, em 2008 foram adotados 1.008 animais, sendo 554 cães e 100 gatos no canil, e 296 cães e 58 gatos nas feirinhas. Neste ano, de janeiro a julho já foram adotados 905 animais, entre 392 cães e 103 gatos no canil e 313 cães e 97 gatos durante as feirinhas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo