EnglishEspañolPortuguês

PM flagra comércio de animais silvestres na Feira de Parangaba, CE

24 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma blitz, na manhã de ontem (23), comandada pela Polícia Militar, tentou flagrar o conhecido comércio de armas de fogo, realizado na Feira da Parangaba, no Ceará. A TV O POVO veiculou matéria, no programa Grande Jornal da última sexta-feira, na qual mostrou a facilidade em se adquirir uma arma desse tipo no labirinto da feira. Mas, no emaranhado de barracas e gente, o grupo de policiais apenas flagrou a venda de um pássaro silvestre, popularmente chamado bicudo.

A blitz desse domingo teve o reforço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), com o apoio 14 profissionais.

De acordo com o tenente Igor Sampaio, à frente da operação, 17 infrações contra o trânsito foram registradas e quatro veículos, apreendidos. Estacionamento em local proibido e problemas com documentação, resume o tenente, foram as ilegalidades recorrentes.

Tráfico de animais

O policial ressalta que a blitz é realizada todo domingo. A participação de órgãos como Detran e Etufor, soma, “tem como objetivo coibir o trânsito de veículos irregulares”. O tenente reconhece ainda ser o tráfico de animais silvestres “uma constante, na Feira da Parangaba”.

A Lei nº 9.605/98 configura crime expor à venda essas espécies próprias da natureza. A penalidade é de seis meses a um ano de detenção, além de multa (a partir de R$ 500). Sobre a apreensão de ontem, Igor Sampaio informa que “o rapaz que estava fazendo a venda, quando soube da aproximação dos policiais, abandonou o animal e correu no sentido da lagoa (de Parangaba)”. O pássaro foi encaminhado ao Ibama.

Já a respeito do comércio ilegal de armas de fogo, o tenente explica que o cerco é feito pelo setor de inteligência da Polícia Militar. Ao localizar o criminoso, completa Igor Sampaio, policiais à paisana efetuam a prisão em flagrante. O policiamento ostensivo, reforça, tenta manter a ordem, no local.

Fonte: O POVO Online

Você viu?

Ir para o topo