EnglishEspañolPortuguês

Operação Peixe Vivo salva quase 10 mil peixes adultos e jovens de várias espécies

24 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Continuando as ações de fiscalização, uma equipe da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Lagoa da Confusão realizou, recentemente, a segunda Operação Peixe Vivo. O salvamento aconteceu em um canal de irrigação de uma propridade rural, resultando na captura de 200 peixes.

Os tucunaré, piranha e traíra salvos foram soltos no rio Formoso, manancial próximo do local do salvamento e que oferece condições de sobrevivência aos peixes.

Esta é o segundo salvamento deste ano, o primeiro  também realizado pela Regional de Lagoa da Confusão, retirou quase 60 peixes que sofriam por insuficiência de água.

Dentre as espécies capturadas estavam aruanã, piau, mandi, piranha vermelha, piaba e tucunaré, além de oito pirarucus, espécie que corre risco de extinção.

Operação Peixe Vivo

Desde junho de 1997, o Naturatins desenvolve a Operação Peixe Vivo, que já realizou o salvamento de quase 10 mil peixes adultos e jovens de várias espécies, fadados à morte pela falta de oxigênio na água. A operação é uma ação emergencial em conseqüência da seca no Estado, onde muitos córregos, lagos e canais tiveram sua vazão de água reduzida. Ao serem localizados em áreas de risco, os peixes são transferidos para outro lugar, onde há maior vazão de água.

Fonte: O Girassol

Você viu?

Ir para o topo