EnglishEspañolPortuguês

Grupo se organiza em defesa dos direitos dos animais

24 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Carol Keppler
[email protected]

Um grupo de pessoas em Sorocaba está correndo atrás do prejuízo em relação à proteção e à defesa dos direitos dos animais. Reunidos pela segunda vez em quinze dias e inicialmente organizados por entidades locais de proteção – ONG Acesa, Instituto Cahon e Núcleo Ecológico Morro de Ipanema (Nemi) – os protetores estão dispostos a manter encontros periódicos e permanentes para viabilizar ações concretas em relação à questão.

O encontro deste sábado, 22, foi a continuidade do trabalho iniciado no Primeiro Fórum sobre Direitos dos Animais de Sorocaba, realizado em 08 de agosto, na Câmara Municipal. O Fórum contou com a participação do promotor de Justiça de São José dos Campos, Laerte Levai – que tratou de leis municipais, estaduais e federais – e da bióloga Tamara Bauab Levai, antivivisseccionista e ativista pelos direitos animais, que explanou suas especialidades.

Mas os apaixonados por bichos não pretendem ficar apenas na discussão e levantaram temas de interesse comum para serem transformados em prática. São propostas de ações efetivas como sujerir projetos de lei e políticas públicas além da realização de campanhas informativas e educativas.

O grupo também votou e estabeleceu a prioriadade dos temas propostos para as atividades. Na próxima reunião, o debate será sobre “Educação para a guarda responsável”, em que os membros com mais experiência em doação de animais levarão sujestões de campanhas educativas formais e não formais, dentro ou fora de escolas e instituições. Também será discutida a possibilidade da elaboração de um material didático comum ao grupo e a redação de um termo de adoção que atenda à proposta de guarda responsável.

Outros temas referentes à defesa animal que estão na pauta das próximas reuniões são:

-Rodeios: viabilizar uma Lei Municipal de Iniciativa Popular que proíba rodeios em Sorocaba.

-Fogos de artifício: campanha educativa e alerta sobre o perigo representado aos animais.

-Organização de um fórum para as Faculdades de Direito regionais que apresente e esclareça propostas inovadoras no âmbito jurídico e a mudança de concepção doutrinária que já disponta.

-Vivissecção: campanha educativa que esclareça a estudantes de cursos da área biológica o direito de não realizar testes em animais e as alternativas para o aprendizado além de  medidas para estender o debate a toda a população.

-Vegetarianismo/veganismo: nutrição e consumo alternativo.

O grupo pretende ainda realizar uma passeata, provavelmente no dia 04 de outubro, quando se comemora o Dia de São Francisco.

O próximo encontro está marcado para o dia 05.09, às 14 horas, no Mentor Colégio Técnico, na rua Cesário Mota, 140, no Cento de Sorocaba – SP.

Você viu?

Ir para o topo