EnglishEspañolPortuguês

Grupo de protetores dos animais processa estado de Washington

22 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Vicente de Andrade (da Redação)

Um grupo de protetores dos direitos dos animais está processando o estado de Washington devido às leis sobre rituais religiosos de abate de animais.

O grupo chamado Pasado’s Safe Haven afirma que as leis são muito vagas, inconstitucionais e podem levar a um horrível abuso. Tais leis foram criadas para proteger os direitos de alguns grupos religiosos, que seguem certos critérios da religião para abater os animais.

Mas o problema, segundo Pasado’s, é que em outros estados dos EUA, alguns abatedouros têm se escondido atrás de leis similares e feito coisas horríveis ao gado.

No tribunal, o advogado do grupo, Adam Karp, disse que algo deve ser feito para que tais abusos não aconteçam lá – em Washington. Karp diz que está tentando evitar que o gado e outros animais sejam vítimas do Ato de Abate Humanitário de Washington. De acordo com a interpretação de Karp desta lei, ela abre muito espaço para que os animais sejam mais abusados e torturados em nome da religião.

“Nada pára uma pessoa de instalar-se neste estado, ou qualquer pessoa neste estado, e se ocupar precisamente nesta atividade porque eles têm uma lei que diz que é humano,” disse Karp.

O advogado diz que uma pessoa pode manipular uma religião para se proteger das acusações de causar danos à animais.

Mas a advogada assistente do estado, Kristen Mitchell, diz que isto não é verdade. Ela diz que a lei apenas se aplica à abatedouros licenciados e não dá imunidade a ninguém.

“Isto é apenas um estatuto que protege o livre exercício de religão e é tudo o que ele faz,” disse Mitchell.

Uma decisão para este caso é esperada para o dia 9 de outubro.

Fonte: King 5

Você viu?

Ir para o topo