EnglishEspañolPortuguês

Animal é agredido em estuário

21 de agosto de 2009
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/JC ONLINE
Foto: Reprodução/JC ONLINE

A fêmea de peixe-boi marinho Mel, reintroduzida este ano pelo Projeto Peixe-Boi (PPB) em Barra de Mamanguape (PB), sofreu cortes na cabeça. A agressão foi constatada na segunda-feira (17), quando equipe do PPB avistou o mamífero aquático próximo ao recinto de readaptação. A lesão têm 22 cm de comprimento por  2 cm de largura e 4 cm de profundidade.

O corte foi tão profundo que atingiu superficialmente o osso do crânio de Mel. Segundo avaliação da equipe do PPB, o ferimento foi ocasionado por uma espécie de foice ou facão que, por muito pouco, não resultou na morte do peixe-boi.

Capturada e levada de volta ao recinto do PPB, a fêmea vem sendo medicada com antibióticos e monitorada por profissionais da iniciativa. “Mel está estressada e com um comportamento ‘arredio’, mas já se alimentou, o que é um bom sinal”, avalia o coordenador do PPB, Magnus Severo, completando que “ainda é cedo para prever o tempo de recuperação do animal”.

O PPB pretende acionar a Polícia Florestal e o Ibama, nos próximos dias,  para apurar o ocorrido e responsabilizar criminalmente os culpados pela violência cometida contra Mel.”Também realizaremos uma ação educativa no município de Costinha, pois a população deve se conscientizar sobre a importância da conservação do peixe-boi marinho. Eventos assim não podem mais ocorrer, são inadmissíveis”, enfatizou o coordenador.

Fonte: JC ONLINE

Você viu?

Ir para o topo