EnglishEspañolPortuguês

Jacu macho é morto a tiros e fêmea fica desesperada

20 de agosto de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Funcionários de uma concesssionária de veículos de Jaraguá do Sul (RS) se deparam na terça-feira passada com uma cena triste: um jacu macho morto junto ao meio-fio. A ave apresentava ferimentos, que possivelmente teriam sido provocados por tiros, e que atingiram a asa, o peito e uma das patas. No mesmo dia, eles se surpreenderam com a estranha reação de uma fêmea dessa espécies, que estava perdida e entrou nos escritórios da empresa, voou pela oficina e só foi recuperada pelos funcionários depois de se mostrar cansada e assustada.

O jacu está ameaçado de extinção Foto: Diego Rosa
O jacu está ameaçado de extinção Foto: Diego Rosa

Como a região do Morro do Carvão, onde fica a empresa, é um dos poucos lugares de Área de Preservação situada na região central da cidade esse ambiente virou um lugar de moradia para espécies de aves nativas. Por causa da proximidade com a área urbana, é comum ver algumas aves circulando pelas ruas.

A gerente Marileia Deretti, disse que o casal de jacu costumava circular tranquilamente pelo pátio do Colégio São Luiz e eram constantemente apreciados por estarem sempre juntos na área central da cidade.

— Eu acho que a fêmea ficou totalmente perdida depois que o macho foi morto e ela entrou aqui,afirmou.

Depois que a ave foi capturada pelos funcionários da Javel, o Jacu foi colocado numa caixa de papelão grande e recebeu frutos para comer. Nesta quarta-feira, a gerente da concessionária ligou para o biólogo da prefeitura Ulisses Sebastian Sternheil para avisar sobre a situação do animal e o que poderia ser feito para evitar que a fêmea ficasse perdida. Ele foi até o local e recolheu a ave.

— Vamos esperar que ela se acalme, dar uma alimentação e depois recolocá-la de volta à mata, mas num local onde possa ter mais espécies semelhantes para que ela possa conviver novamente com mais aves. São animais que costumam andar em casal — explicou.

O biólogo lamentou a atitude da pessoa que atirou para matar o jacu macho e o deixou abandonado no mato. Ele revelou que essa espécie está ameaçada de extinção.

Fonte: A Notícia

Você viu?

Ir para o topo